No 20 - 16 de março de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Conquistas e desafios para 2020

O primeiro trimestre de 2017 foi marcado por avanços na agenda da Coalizão Brasil. O movimento participou do lançamento do novo sistema de controle de origem de produtos florestais do Ibama, o Sinaflor, e contribuirá com as próximas versões da plataforma, para aprimorar a rastreabilidade e promover a transparência do setor da madeira nativa. A Coalizão também é um dos líderes da nova Câmara Temática de florestas, biodiversidade, agricultura e pecuária do Fórum Brasileiro das Mudanças Climáticas. A primeira reunião da câmara, realizada esta semana em Brasília, trouxe muita disposição e expectativas positivas para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo Estratégico da Coalizão, que tem como missão nortear as estratégias e ações do movimento, definiu novas prioridades para a atuação da Coalizão até 2020, entre elas, a criação de uma agenda de desenvolvimento econômico de baixo carbono para o país e a busca permanente pelo controle do desmatamento. Enquanto 2017 corre célere, o ano de 2020 já se aproxima, trazendo promessas de muito trabalho e realizações.

Grupo Estratégico define focos de atuação da Coalizão até 2020

Em sua primeira reunião presencial de 2017, que contou com a participação especial do professor Ricardo Abramovay, o Grupo Estratégico (GE) definiu quatro prioridades até 2020. Entre elas, a criação de uma agenda de desenvolvimento econômico de baixo carbono para o país, que tenha como referência o documento-base da Coalizão   leia mais »

Coalizão contribuirá com nova versão do Sinaflor

A Coalizão Brasil participou, no dia 7 de março, do lançamento do Sistema Nacional de Controle da Origem de Produtos Florestais (Sinaflor), que traz mais segurança e confiabilidade ao setor. O movimento comprometeu-se ainda a contribuir com as novas versões, que deverão responder aos desafios da rastreabilidade e transparência   leia mais »

Entrevista: transparência para combater o desmatamento ilegal

Jeanicolau de Lacerda, assessor da Precious Woods Holding, um dos líderes do GT de Economia da Floresta Tropical, explica as vantagens do Sinaflor e os desafios que ainda existem para obter clareza sobre toda a cadeia de custódia da madeira nativa no país. Também aborda outros objetivos do GT, como a implementação da NDC   leia mais »

GTs avaliam documento-base para implementação da NDC

Os Grupos de Trabalho preparam uma série de comentários e uma carta com observações gerais sobre o documento-base, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, para a criação de uma estratégia para implementação e financiamento dos compromissos brasileiros no Acordo de Paris   leia mais »

Coalizão lidera câmara temática do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Na primeira reunião da Câmara Temática de Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), realizada em 14 de março, o movimento falou da importância de os integrantes encontrarem objetivos em comum. Também foram criados três grupos de trabalho para lidar com os principais temas   leia mais »

Licenciamento ambiental e desmatamento são temas de posicionamentos

A Coalizão divulgou dois novos posicionamentos. O primeiro aborda as mudanças no marco regulatório do licenciamento ambiental e o segundo trata do aumento do desmatamento e a redução de áreas de Unidades de Conservação na Amazônia. A elaboração dos textos contou com intensos debates para ouvir a opinião de seus membros sobre esses dois temas delicados   leia mais »

Agenda

18 a 22/3Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance. Em Brasília (DF)

20/3 – “Madeira legal e políticas empresariais: desafios e perspectivas de auto-regulação das indústrias para a legalidade”. Evento organizado pelo GT Economia da Floresta Tropical para a Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance. Das 15h às 17h. Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF)

21/3 – "Partnering for deforestation free commodities in Latin America”, com participação de Marcelo Furtado, facilitador da Coalizão Brasil, na Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance. Das 9h às 11h. Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF)

29 e 30/3 – "Avançando na implementação qualificada do Código Florestal no Acre e no Amazonas". Das 8h30 às 18h. No Best Wetern Gran Lumni Hotel, em Rio Branco (AC)

7/6 – Primeira reunião plenária. Às 14h. Em São Paulo (SP)

Adesões recentes à Coalizão

A CPFL Renováveis é o integrante mais recente do movimento, e não a CPFL Energia, como foi informado incorretamente no último boletim

coalizaobr.com.br