Organizações-membro da Coalizão se reúnem para debater caminhos do movimento

montagem 3 fotos oficina

Fotos: Fernanda Macedo/Coalizão

A Coalizão Brasil realizou uma oficina de trabalho com alguns de seus membros em 16 de maio, como uma das etapas para a construção do novo mapa de caminhos para os objetivos do movimento. Com a presença de participantes de todos os Grupos de Trabalho, Grupo Executivo e Grupo Estratégico, o encontro aconteceu na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo, das 9h às 18h, com apoio da consultoria PACTO.

A primeira atividade do dia foi dedicada ao diálogo entre as organizações-membro da Coalizão sobre suas motivações para participar do movimento, considerando o papel de cada um dos atores e o momento atual da agenda agroflorestal e ambiental no Brasil.

Em seguida, os participantes foram convidados a refletir sobre a agenda de trabalho da Coalizão para 2017 e 2018, levando em consideração as metas climáticas definidas na NDC brasileira e as expertises e ativos das organizações que formam a Coalizão.

Os participantes debateram também sobre qual seria a melhor forma do movimento se organizar para alcançar seus objetivos. No escopo do trabalho da consultoria PACTO, está prevista uma avaliação sobre o modelo de governança da Coalizão, incluindo os níveis de aprovação, a estrutura em grupos de trabalho e os processos internos do movimento, a fim de compreender se o formato atual é o mais adequado. 

Os resultados iniciais desse trabalho serão apresentados na reunião plenária, em 7 de junho, na qual será também celebrado o aniversário de dois anos da Coalizão