No 7 - 24 de fevereiro de 2016

Novidades da Coalizão Brasil

Resoluções para 2016 e fortalecimento dos grupos de trabalho

Após o Acordo de Paris, a Coalizão Brasil começa 2016 com o propósito de participar ativamente da implementação da INDC brasileira. Os Grupos de Trabalho (GTs) foram reorganizados e reduzidos, de nove para sete. Os times definirão seus respectivos pontos para ações de advocacy. Afinal, o documento da INDC não explica como cada meta será conquistada, o que evidencia a necessidade de um passo a passo. O Grupo Orientador — agora ampliado, com 23 membros —, reuniu-se com as lideranças dos GTs para definir focos. A Coalizão sabe que também é decisivo o acompanhamento dos esforços pela economia de baixo carbono. Será um ano de trabalho intenso, e o movimento conta, mais uma vez, com a contribuição e a dedicação de todos os seus membros.

Implementação da INDC será o foco do ano

Em sua primeira reunião do ano, o Grupo Orientador definiu que a estratégia para cumprir a INDC é que os GTs definam como buscar as metas brasileiras do clima e acompanhem de perto a implementação. A comunicação também será crucial para esclarecer os principais aspectos à sociedade   leia mais »

Tarefas imediatas e sete gols para marcar

As lideranças dos GTs reuniram-se em 18 de fevereiro com o Grupo Orientador. Elas foram convidadas a elencar objetivamente uma proposição em que cada um deles focará neste ano. “Temos sete frentes, e precisamos chegar ao fim de 2016 com sete gols marcados”, realçou Roberto Waack

GT Código Florestal + Regularização + Transparência: emergência do CAR
GT Reflorestamento/Restauração: mapeamento e custos
GT Economia da Floresta Tropical: rastreabilidade da madeira
GT Valoração de Carbono e Serviços Ecossistêmicos: escolha de foco
GT ABC: aumento de crédito para produção de baixo carbono
GT Bioenergia: cenários para 2030
GT Cooperação Internacional: ampliação de horizontes  

TFA e Coalizão se aproximam para intercâmbio internacional

A Tropical Forest Alliance (TFA 2020) e a Coalizão Brasil devem formalizar parceria, por meio do GT de Cooperação internacional, para promover fluxo internacional de informações e trabalhos conjuntos entre organizações do Brasil e do exterior. Com isso, o movimento ganha “uma janela para o mundo”   leia mais »

Movimento amplia visibilidade na mídia

Com uma atuação intensa em 2015, a Coalizão terminou o ano como uma fonte importante de informações para a imprensa. Seus membros concederam entrevistas sobre as negociações do clima e os posicionamentos sobre temas como restauração florestal e agricultura repercutiram pelo país   leia mais »

Coalizão é citada como exemplo de aliança

A Coalizão foi apresentada como um caso de sucesso de união de esforços em torno de uma agenda em comum, durante uma palestra voltada para grupos e associações de pacientes com câncer   leia mais »

Agenda

3/3 a 5/3 - NGP Encounter, com participação de membros da Coalizão Brasil. Veja a programação completa. É necessário fazer inscrição. Em São Paulo

4/4 - Primeira reunião plenária da Coalizão Brasil. Das 14h às 18h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo

22/4 - Cerimônia de assinatura do Acordo de Paris. Em Nova York

Adesão recente à Coalizão

Agropalma