No 10 - 2 de agosto de 2016

Novidades da Coalizão Brasil

Segundo semestre começa com agenda cheia

O ano ainda está na metade – ou já está na metade? – e se pode dizer que está repleto de frutos para a Coalizão. O movimento iniciou o segundo semestre de 2016 com avanços no planejamento dos Grupos de Trabalho por e com encaminhamentos para 2017. A atuação em advocacy resultou em uma roda de conversa com o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro sobre a abertura dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que acontecerá em 11 de agosto, na capital paulista. Num novo encontro com o ministro Sarney Filho, o movimento reforçou temas levantados em maio. A projeção cada vez maior da Coalizão também alavancou por a participação em um Espaço Brasil na próxima COP do Clima, em novembro, a convite da Secretaria para Mudanças do Clima e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente.

Por fora do Brasil, a Coalizão realizou um painel, seguido de debate durante o COFO 23 – World Forest Week, organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), em Roma, na Itália, que apontou para um estreitamento de relações e alinhamento com a agência da ONU, membros do governo brasileiro e figuras marcantes no contexto internacional.

Outro tema relevante para implementação da economia de baixo carbono, a regulamentação e melhor uso do mecanismo de REDD+, ganhou força com a aproximação entre membros do GT de Valoração e Serviços Ecossistêmicos e equipe do Observatório do Clima.

A expansão da Coalizão Brasil impôs a necessidade de um novo site, hospedado no mesmo endereço www.coalizaobr.com.br. Ele traz mais seções, conteúdos, fotos, vídeos, ideias. Contamos com a sua ajuda para enriquecê-lo. Viste, opine, divulgue!

Em reunião, GTs já mostram ações para 2017

Ao longo dos últimos meses, os grupos de trabalho (GTs) contaram com a consultoria Mirow para organizar seus processos internos (PMO). Na reunião com o Grupo Orientador, em 29 de julho, foram apresentadas definições para os planos de ação, incluindo atividades para o próximo ano    leia mais »

Avanços com o ministro do meio ambiente

Um grupo da Coalizão Brasil esteve no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, repassando os resultados do encontro realizado, em maio, com o ministro José Sarney Filho, na capital paulista. A ideia era avaliar avanços e identificar desafios para as ações acordadas naquela ocasião   leia mais »

No COFO 23, Coalizão estreita relações com FAO

O painel que a Coalizão promoveu durante o COFO 23, o Comitê de Silvicultura da FAO, em Roma, na Itália, foi um sucesso. Na pauta, aproximação com a África, empoderamento de comunidades locais, investimento para reflorestamento e a certeza de que agricultura e florestas caminham juntas   leia mais »

Advocacy: resultados em reuniões com governo

Encontros com Raimundo Deusdará, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, e com Everton Lucero, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, resultaram em uma roda de conversa sobre o CAR e em um convite para a Coalizão participar da criação de um Espaço Brasil na COP 22, em Marrakesh   leia mais »

Observatório do Clima e Coalizão elaboram ações para mecanismo de REDD+

Em reunião em Brasília, grupo com representantes de mais de dez organizações e empresas do Observatório do Clima e da Coalizão elaborou propostas de ação relacionadas ao marco regulatório do REDD+, demanda por créditos e melhor repasse de benefícios. As ações serão centradas na interlocução com os ministérios do Meio Ambiente, Agricultura e Relações Exteriores   leia mais »

Roda de conversa sobre o CAR com o Serviço Florestal Brasileiro

Raimundo Deusdará, diretor-geral do SFB, participará de uma conversa sobre o Módulo de Relatórios e o  Módulo de Análise do Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SiCAR. O evento, organizado em conjunto com a Coalizão, será em São Paulo (SP), na sede da Cargill, em 11 de agosto   leia mais »

Movimento pleiteia espaço para evento na COP 22

A Coalizão inscreveu-se para promover evento na próxima COP 22, que acontecerá de 7 a 18 de novembro em Marrakesh, no Marrocos. As atividades paralelas promovidas por setores da sociedade civil nessas conferências são fundamentais para fomentar debates, alinhar parcerias e trocar experiências   leia mais »

Agenda

8/8 - 15o Congresso da Abag - Liderança e Protagonismo. Das 8h às 18h45. No Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo (SP)

11/8 - Roda de conversa com Raimundo Deusdará, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, sobre o CAR. Das 14h às 17h. Na Cargill, em São Paulo (SP)

30/8 - Webinar "Diálogo com o GT Cooperação Internacional", com Isabella Vitali, diretora Brasil do Proforest. Das 11h às 11h45

Adesões recentes à Coalizão

Agrícola Arariba, Instituto BioSistêmico (IBS), JBS, PTA Internacional



coalizaobr.com.br