No 45 - 10 de março de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

Coalizão aposta em articulações junto ao Congresso e Justiça

A Coalizão, membros e parceiros têm atuado junto ao governo para mostrar o complexo desafio dos crimes que existem por trás do desmatamento ilegal, como a grilagem e a corrupção. O tema esteve presente em evento promovido pelo Ministério Público Federal e ganhou destaque também com vídeos elaborados pela campanha Seja Legal com a Amazônia, a partir de entrevistas com Procuradores da República que atuam contra o roubo de terras públicas na região.

Ainda nesse contexto, a nova Força-Tarefa de Regularização Fundiária, lançada pela Coalizão no início do ano, elaborou um posicionamento sobre a Medida Provisória (MP) 910, apontando os riscos que ela representa à crise fundiária no país e ao aumento do desmatamento ilegal. O posicionamento foi entregue ao relator da MP no Congresso.

O advocacy da Coalizão teve avanços também em relação ao Pagamento por Serviços Ambientais, com a nota técnica produzida pela força-tarefa do movimento dedicada à acompanhar o Projeto de Lei (PL) que trata do tema. O documento foi entregue ao relator do PL no Senado.

Ao mesmo tempo em que a Coalizão segue atenta ao contexto atual, acompanhando a agenda do Congresso e dando continuidade ao diálogo com o governo, o movimento segue aprimorando seu planejamento interno, que tem como objetivo implementar a Visão 2030-2050 do movimento. Em fevereiro, os líderes dos Fóruns realizaram uma imersão para elaborar o plano de ação 2020 e o Grupo Executivo teve sua primeira reunião para validar as diretrizes gerais do ano.

Em sua governança, a Coalizão passa por mudanças com a saída de Luiz Cornacchioni e a chegada de Marcello Brito, que passa a dividir a facilitação com André Guimarães. Saiba mais sobre essas e outras ações neste boletim:

Coalizão Brasil aponta riscos da Medida Provisória 910 para a regularização fundiária e o desmatamento ilegal

Como resultado do trabalho da nova Força-Tarefa de Regularização Fundiária, lançada pela Coalizão no início do ano, o movimento divulgou um posicionamento, em 12 de fevereiro, em que afirma que a Medida Provisória (MP) 910 não pode ser aprovada da forma como foi editada, pois pode agravar a crise fundiária e estimular mais desmatamento ilegal. O documento foi entregue ao relator da MP, senador Irajá Silvestre Filho. Leia mais »

Coalizão Brasil leva nota técnica sobre Pagamento por Serviços Ambientais ao Congresso

Nas últimas semanas, a Coalizão intensificou a atuação em advocacy em torno dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O movimento possui uma nova força-tarefa dedicada ao tema, que elaborou uma Nota Técnica sobre o Projeto de Lei (PL) no 5028/2019, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA) e que tramita atualmente no Senado. A Nota Técnica foi entregue ao senador Fabiano Contarato, relator do PL no Senado, e ao deputado Arnaldo Jardim, relator do PL na Câmara. Leia mais »

Ministério Público discute crime organizado, corrupção e desmatamento na Amazônia

No dia 19 de fevereiro, a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF) e a Transparência Internacional Brasil realizaram o seminário "Amazônia: desmatamento, crime organizado e corrupção", com apoio da campanha Seja Legal com a Amazônia. A Coalizão Brasil é uma das organizações signatárias dessa campanha. Leia mais »

Vídeos mostram como funciona o roubo de terras públicas na Amazônia

A campanha Seja Legal com a Amazônia, que atua pelo fim da grilagem e roubo de terras públicas na Amazônia e tem o apoio da Coalizão Brasil, realizou uma série de entrevistas com quatro Procuradores da República que integram a Força-Tarefa Amazônia e o resultado pode ser conferido nos vídeos lançados em fevereiro nas redes sociais do movimento e de outros parceiros apoiadores da campanha. Leia mais »

Governança: Luiz Cornacchioni deixa a facilitação do movimento e Marcello Brito assume como cofacilitador ao lado de André Guimarães

Luiz Cornacchioni, diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), está deixando a organização para iniciar um novo desafio profissional. Com isso, Luiz deixa também a facilitação da Coalizão Brasil, e Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da Abag, passa a ser o novo cofacilitador do movimento. André Guimarães, diretor- executivo do IPAM, segue ao lado de Brito, ambos até maio de 2020. Luiz, muito obrigado pela rica contribuição que você deu à Coalizão! Marcello, seja muito bem-vindo à facilitação! Leia mais »

Imersão de líderes dá início aos trabalhos dos Fóruns em 2020

No dia 11 de fevereiro, os líderes dos Fóruns de Diálogo participaram de uma imersão para avaliar as ações de 2019 e fazer o planejamento para 2020, incluindo o delineamento de ações de advocacy, a criação de forças-tarefa, a realização de seminários e a produção de publicações. Leia mais »

Grupo Estratégico estabelece diretrizes para 2020

A primeira reunião de 2020 do Grupo Estratégico (GE) da Coalizão Brasil aconteceu no dia 19 de fevereiro, em São Paulo. O principal ponto na pauta foi a validação do plano de trabalho que, agora, será detalhado em objetivos e metas para o ano. Leia mais »

Informes

Artigo da Coalizão na revista Agroanalysis – Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Miguel Calmon, diretor do Programa de Florestas do WRI, assinam o artigo “Adaptação da agropecuária às mudanças climáticas”, publicado na edição de fevereiro da revista da Fundação Getulio Vargas. O texto está na coluna “Brasil Agroambiental”, uma parceria da publicação com a Coalizão Brasil. Leia o texto aqui.

Agenda

• Seminário Internacional Construindo Diálogos sobre Governança Florestal: Conservação, Manejo Sustentável e Restauração de Paisagens
31 de março, das 8h às 18h
Local: São Paulo
Organização: Grupo de Pesquisa em Governança Florestal da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP
Mais informações aqui

• Climate Emergency & The Future of Food: Transformation of a 1.5°C World
4 a 6 de maio de 2020
Local: Áustria
Realização: Global Alliance for the Future of Food e Salzburg Global Seminar
Mais informações aqui

• Amazônia +21: Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia<
05 a 08 de maio de 2020
Realização: Prefeitura de Porto Velho, Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e FIERO
Local: Porto Velho
Mais informações aqui

• 1ª Plenária da Coalizão em 2020
8 de junho
Local: São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

JBS
Veirano Advogados

Desligamento recente da Coalizão

Precious Woods

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br