No 59 - 15 de setembro de 2021

NOVIDADES DA COALIZÃO

Brasil, potência agroambiental

Ao harmonizar a conservação ambiental com a produção agropecuária, o Brasil tem tudo para ser uma potência agroambiental, no contexto de uma economia de baixo carbono competitiva, justa e inclusiva. Por isso, a Coalizão Brasil segue promovendo e participando de debates e diálogos para contribuir para a construção dessa harmonia.

Marcello Brito, cofacilitador do movimento e presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), explicou esse potencial do país e as oportunidades econômicas intrínsecas, em entrevista ao programa Roda Viva. Rachel Biderman, vice-presidente sênior para as Américas da Conservação Internacional e também cofacilitadora da Coalizão, participou de audiências públicas no Congresso para falar sobre a importância da restauração florestal na agenda climática brasileira. Outros membros também representaram o movimento em outras reuniões com parlamentares.

Com relação à COP 26, que se aproxima, foi realizado mais um webinar em parceria com o Valor Econômico, desta vez abordando oportunidades e iniciativas públicas e privadas que conjugam produção e conservação na Amazônia, no contexto do Acordo de Paris.

Em todas essas ações, e desde a sua origem, a Coalizão tem no Código Florestal um dos seus principais alicerces. Por isso o movimento cria, agora em setembro, uma nova Força-Tarefa dedicada a essa legislação, para manter as discussões e posicionamentos alinhados e, dessa forma, avançar mais nas contribuições para a sua implementação.

Boa leitura!

Entrevista: Nova Força-Tarefa alinhará discussões sobre o Código Florestal

Em setembro, a Coalizão Brasil ganha uma Força-Tarefa (FT) dedicada ao Código Florestal. Um dos principais propósitos é promover o alinhamento das discussões envolvendo o Código que acontecem nas diferentes FTs e Fóruns de Diálogo do movimento e fazer a ponte com atores externos estratégicos para essa agenda. Beto Mesquita, da BVRio e membro do Grupo Estratégico da Coalizão, fala sobre a FT em entrevista. Leia mais »

Marcello Brito, cofacilitador da Coalizão, é entrevistado no programa ‘Roda Viva’

“O que nos resta é ser uma grande potência agroambiental”, disse Marcello Brito, cofacilitador da Coalizão Brasil, no último dia 30 de agosto, no programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Brito também afirmou que o Brasil não conseguirá melhorar sua imagem no exterior enquanto não eliminar o desmatamento ilegal, que mancha todos os setores da economia. Leia mais »

A Coalizão Brasil será co-organizadora de uma plenária na Climate Week NYC, ao lado da Concertação para a Amazônica e da Tropical Forest Alliance

Redes pelo clima: iniciativas da sociedade civil e do setor privado na agenda da sustentabilidade
22/9, às 16h30 (horário de Brasília)
Mais informações aqui

Webinar discute as oportunidades para produção e conservação da Amazônia no âmbito do Acordo de Paris

O quinto webinar preparatório para a COP 26, realizado em agosto pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Coalizão Brasil, teve como tema “O Acordo de Paris e a Amazônia: oportunidades para produzir e conservar”. A discussão foi impactada pelo último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no início daquele mês. Leia mais »

Coalizão participa de audiências públicas sobre COP 26 e legislações federais

A Coalizão Brasil participou, no mês de agosto, de diversas audiências públicas, na Câmara dos Deputados e no Senado, que tiveram como foco a política climática brasileira e a preparação de recomendações para a participação do país na COP 26, em Glasgow, no Reino Unido. Leia mais »

Coalizão e governo do Espírito Santo assinam Acordo de Cooperação Técnica

No dia 20 de agosto, foi publicado no Diário Oficial o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o governo do Espírito Santo e a Coalizão Brasil, que propõe uma colaboração mútua para viabilizar estudos e ações para a criação de um polo de silvicultura de espécies nativas no estado. O acordo representa uma formalização do Grupo de Trabalho (GT) de Silvicultura de Espécies Nativas. Leia mais »

Informes

Novo Coordenador de Comunicação – Temos o prazer de comunicar que Renato Grandelle é agora o responsável pela área de Comunicação da Coalizão Brasil. Formado em Jornalismo na PUC-Rio, Renato atuou no Jornal do Brasil e em O Globo. Neste último veículo, foi setorista de meio ambiente: cobriu conferências do clima, acompanhou a divulgação de novos estudos científicos e escreveu reportagens sobre políticas públicas da área ambiental. A Coalizão dá as boas-vindas ao Renato! E-mail para contato: renato@coalizaobrasil.org

Artigo sobre PSA – O novo artigo da Coalizão na coluna “Vozes do Agro”, da revista Globo Rural, aborda a nova lei do PSA, com o título “Por que pagar para que produtores rurais cuidem do meio ambiente?”. O texto tem autoria de Ana Tulia de Macedo, gerente de relações governamentais da Natura, e Erika Pinto, pesquisadora do Ipam, ambas da Força-Tarefa PSA. Confira aqui

Brasil Agroambiental – A edição de agosto da revista Agroanalysis traz, na seção exclusiva da Coalizão Brasil, o artigo de Clarissa Gandour, coordenadora de Avaliação de Política Pública com foco em Conservação do Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio), e Paula Bernasconi, coordenadora de Incentivos Econômicos para Conservação do Instituto Centro de Vida (ICV), com o título “Uso de dados sobre desmatamento para a tomada de decisões”. As autoras são líderes da Força-Tarefa Dados de Desmatamento da Coalizão. Leia aqui

Relatório com as propostas da Coalizão para a COP 26 – A Profile é a consultoria contratada para elaborar o documento com as principais recomendações para a COP 26, que a Coalizão entregará aos negociadores brasileiros na Conferência do Clima. O conteúdo do relatório será baseado nos principais pontos levantados nos seis webinários realizados em parceria com o Valor Econômico, entre abril e setembro deste ano.

Elaboração de subsídios para a regulamentação da Lei de PSA – O escritório Ludovino Lopes Sociedade de Advogados foi contratado para elaborar um documento com subsídios para a regulamentação da Lei 14.119/2021, que institui a Política Nacional de PSA, incluindo a definição das cláusulas essenciais para os contratos de PSA como previsto no artigo 12 da Lei.

Imersão de líderes - Os líderes dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefas da Coalizão realizaram a segunda imersão do ano, no dia 26/8. O encontro foi dedicado à discussão, com a Profile, sobre o documento que será elaborado para a COP 26.

Agenda

• Congresso Sustentável 2021
28 a 30 de setembro de 2021
Realização: CEBDS
Local: online
Mais informações aqui

• 3ª Reunião Geral do Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
20 de outubro de 2021, das 14h às 16h
Local: online

3ª Reunião Geral do Fórum Desmatamento
21 de outubro de 2021, das 14h às 16h
Local: online

3ª Reunião Geral do Fórum Agropecuária e Silvicultura
26 de outubro de 2021, das 14h às 16h
Local: online

3ª Reunião Geral do Fórum Floresta Nativa
27 de outubro de 2021, das 14h às 16h
Local: online

Adesões recentes à Coalizão


Cascione Pulino Boulos Advogados
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável - FBDS
Yara Brasil

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br