No 41 - 21 de outubro de 2019

NOVIDADES DA COALIZÃO

Em tempos de crise, é preciso mais diálogo e ação

A crise desencadeada pelas queimadas na Amazônia, que colocou o Brasil no centro dos debates internacionais, traz ainda mais urgência à agenda de clima, florestas e agricultura.

A Coalizão Brasil promoveu, participou e acompanhou diversos eventos durante a Climate Week, em Nova York, com destaque para o lançamento do movimento “Amazônia Possível” e a divulgação da campanha “Seja Legal com a Amazônia”. As iniciativas procuram acelerar o combate à ilegalidade e a busca por um plano de desenvolvimento sustentável para a região.

A agenda de advocacy segue com avanços como o acordo da Medida Provisória do Código Florestal, a aprovação na Câmara do Projeto de Lei para Pagamentos por Serviços Ambientais e as contribuições para a avaliação da Política Nacional sobre Mudança do Clima e do Plano ABC.

O engajamento dos membros se mantem ativo pelos Fóruns de Diálogo, que realizaram uma nova rodada de reuniões para alinhamento geral e definição das próximas tarefas, sempre tendo à frente a busca pelas soluções e ações que permitirão concretizar a visão de futuro do movimento.

Saiba mais neste boletim:

Coalizão Brasil leva debates sobre a Amazônia para a Climate Week em Nova York

A Coalizão apresentou seu trabalho ao público internacional. Durante a Semana do Clima, o movimento participou do lançamento da iniciativa “Amazônia Possível” e divulgou a campanha “Seja Legal com a Amazônia”. Membros do movimento estiveram presentes em debates sobre a ciência para a Amazônia e sobre o papel de coalizões de diferentes atores em torno de um mesmo propósito. Leia mais »

Lançamento da iniciativa Amazônia Possível chama setor privado à ação

A iniciativa foi lançada durante a Climate Week, em Nova York, em evento que contou com mais de 100 pessoas, entre empresários, cientistas, representantes do governo, da sociedade civil e de populações amazônicas. Trata-se de um chamado ao setor privado pela busca conjunta por um caminho de desenvolvimento para a Amazônia, que reforce o combate à ilegalidade e gere benefícios para os povos da região. Leia mais »

Campanha Seja Legal com a Amazônia pede fim da grilagem e do roubo em terras públicas

A iniciativa, apoiada por um coletivo de organizações do agronegócio e da sociedade civil, tem como objetivo o combate à grilagem e ocupação ilegal de terras públicas na Amazônia. A população é convidada a enviar, pelo site da campanha, mensagens ao poder público contra essas ilegalidades. Leia mais »

Em eventos, Coalizão Brasil dialoga com diferentes públicos

Nas últimas semanas, a Coalizão Brasil participou de eventos de áreas diversas, como UNEP Finance Initiative Regional Roundtable in Latin America and the Caribbean e YAMI - Youth Agribusiness Movement International. De conversas com jovens lideranças do agronegócio a discussões sobre finanças e sustentabilidade com investidores, foram muitos debates enriquecedores. Leia mais »

MP do Código Florestal é sancionada

A MP 884, que retira o prazo para inscrição das propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi sancionada pela Presidência da República no dia 17 de outubro. O texto final da medida foi resultado de um processo de articulação entre diversos atores, incluindo a Coalizão Brasil. Leia mais »

Projeto de PSA é aprovado na Câmara e segue para o Senado

Com a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 312/2015, que trata de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), em 3 de setembro, a votação segue para o Senado, agora como PL 5028/2019. A lei é um pleito antigo da Coalizão e outras instituições. Na etapa do Senado, a Coalizão avalia a necessidade de ajustes. Leia mais »

Coalizão contribui para avaliação da Política Nacional sobre Mudança do Clima no Senado

A Coalizão Brasil tem participado das audiências públicas promovidas pelas Comissão de Meio Ambiente (CMA) e Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Senado Federal para avaliar a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). O resultado será apresentado na COP 25, em dezembro, em Santiago, no Chile. Leia mais »

Fóruns de Diálogo alinham ações e avaliam avanços rumo a metas

Os quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil - Agropecuária e Silvicultura; Desmatamento; Floresta Nativa; Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos - fizeram uma nova rodada de reuniões, com a participação de mais de 60 pessoas. O objetivo foi promover o alinhamento geral dos membros sobre os avanços dos grupos, bem como do movimento como um todo, e validar as missões a serem cumpridas nos próximos meses. Leia mais »

Informes

Lançamento do estudo sobre P&D de espécies nativas: O WRI Brasil, em parceria com a Coalizão Brasil, publicou o estudo Prioridades e lacunas de pesquisa e desenvolvimento em silvicultura de espécies nativas (Research Gaps and Priorities in Silviculture of Native Species in Brazil). A publicação está disponível apenas em inglês. Veja aqui.

Parceria com a revista Agroanalysis: a partir de novembro, a Coalizão Brasil passa a publicar artigos, assinados pelos membros, na revista mensal de agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV). A cada três meses também será publicada uma entrevista com os membros do movimento. Acompanhe no site: agroanalysis.com.br

Nova integrante na equipe da coordenação executiva: a equipe executiva conta agora com Joice Oliveira (joice@coalizaobrasil.org), nova assistente administrativa da Coalizão.

Parceria em advocacy: André Lima, coordenador do Projeto Radar Clima & Sustentabilidade, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), passa a dar apoio ao advocacy da Coalizão em Brasília.

Reforço na comunicação: de outubro a janeiro, o movimento terá o apoio da agência Bem Comunicar, entre outras tarefas, na produção de boletins e gestão das redes sociais.

Agenda

• 52º Congresso Internacional de Celulose e Papel
22 a 24 de outubro de 2019
Local: Hotel Transamérica - São Paulo
Realização: ABTCP
Mais informações aqui

• Quebrando Muros – Agricultura 4.0
29 de outubro de 2019, das 10h às 12h
Local: WeWork Paulista - São Paulo
Organização: CEBDS
Mais informações aqui

• Workshops de Fontes Energéticas no Âmbito do Planejamento de Longo Prazo - Biomassa Florestal
6 de novembro de 2019
Local: Auditório Térreo do MME – Brasília
Realização: Departamento de Informações e Estudos Energéticos/MME e Ibá

• Tendências climáticas e os desafios do Acordo de Paris
7 de novembro de 2019, das 17h30 às 19h
Local: São Paulo
Organização: Instituto de Relações Internacionais da USP

• Workshop Financiamento da Agricultura Sustentável no Brasil
12 de novembro de 2019, das 9h às 13h
Local: Escola de Economia de São Paulo/FGV - São Paulo
Organização: Observatório ABC e Coalizão Brasil
Mais informações aqui

Adesões recentes à Coalizão

ABIEC
Ambientale Ativos Florestais Ltda
ECCON Soluções Ambientais
Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte
Instituto de Inclusão Cultural e Tecnológica – Tecnoarte
Marfrig Global Foods
reNature
RSB - Roundtable on Sustainable Biomaterials
Themudo Lessa Advogados
Transparência Internacional – Brasil

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br