No 49 - 27 de agosto de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

Os frutos da retomada verde

Os debates sobre como será a retomada econômica do Brasil no pós-pandemia se aproximam cada vez mais do enfrentamento aos desafios sociais e ambientais do país.

O estudo lançado recentemente pelo WRI Brasil e New Climate Economy com pesquisadores parceiros mostra que a opção por uma retomada verde traz muitos benefícios, com aumento no número de empregos, da produtividade agrícola e da restauração de pastagens degradadas. Agora conseguimos conversar com instituições financeiras, empresariado e estamos chegando perto do mainstream. As questões climáticas e a economia de baixo carbono deixaram de ser algo de nicho, de quem não entende de economia e finanças. Essa é a transformação. São os bancos e o setor corporativo que farão migrar a nova economia para o mainstream. E aí estará feito, afirmou Carolina Genin, diretora do programa de Clima do WRI Brasil e uma das autoras do estudo, em entrevista a este boletim.

Mas, antes de uma retomada verde, o país enfrenta o desafio urgente de conter os danos de uma reputação internacional abalada. Por issoa Coalizão deu início a uma série de webinares, com a Fundação Dom Cabral, Abag e Ibá, para debater a imagem do Brasil no mundo, começando pelo o que está em jogo no Acordo Mercosul-União Europeia e a entrada na OCDE.

Atentos à necessidade de fortalecer o advocacy do movimento, líderes dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa fizeram a segunda imersão do ano neste mês e conversaram com Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS, sobre como as duas entidades podem trabalhar juntas o diálogo no Congresso.

O movimento participou ainda da elaboração do guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”, lançado neste mês de agosto pela iniciativa Amazônia Possível. A publicação, resultado de uma construção coletiva, oferece um norte para que empreendimentos e corporações que desejam atuar ou já operam na região possam fazê-lo de forma responsável e sustentável.

Boa leitura!

Amazônia Possível lança guia com princípios para empresas atuarem na região

A iniciativa Amazônia Possível lançou em agosto o guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”, que apresenta pontos fundamentais para empresas que atuam ou que queiram atuar de maneira responsável na região. Os princípios podem ser usados como um norte para o planejamento estratégico e para o exercício de priorização de projetos. Leia mais »

Lideranças dos Fóruns e Forças-Tarefa analisam oportunidades junto ao Congresso, em debate com a RAPS

A segunda imersão de líderes dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa da Coalizão Brasil, em 18 de agosto, teve a participação de Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que falou sobre como essa rede e a Coalizão podem trabalhar juntas em temas relacionados à democracia e à sustentabilidade. Leia mais »

Estevão Ciavatta conversa sobre agro e ONGs com cofacilitadores da Coalizão Brasil

Os cofacilitadores da Coalizão Brasil André Guimarães (Ipam) e Marcello Brito (Abag) participaram, no dia 13 de agosto, de uma live com o cineasta Estevão Ciavatta, sobre a relação entre o agronegócio e as organizações não governamentais sobre o uso da terra. O bate-papo fez parte de uma série de conversas sobre a Amazônia para promover o lançamento do documentário de Ciavatta “Amazônia Sociedade Anônima”. Leia mais »

Os benefícios da retomada verde da economia, segundo estudo do WRI:

• Mais de 2 milhões de empregos até 2030
• R$ 19 bilhões em produtividade agrícola adicional até 2030
• Restauração de 12 milhões de hectares de pastagem degradada

• Redução de 42% de emissões de gases de efeito estufa em 2025 (em comparação com 2005)

Acesse: Uma Nova Economia para uma Nova Era: Elementos para a construção de uma economia mais eficiente e resiliente para o Brasil

Entrevista: retomada verde pode aumentar PIB, gerar empregos e reduzir emissões

Muito se fala do “novo normal” que se espera alcançar após a pandemia do Covid-19. Para o Brasil, o novo normal deve e, principalmente, tem tudo a ganhar se for baseado em uma nova economia de baixo carbono, com adoção de tecnologias e infraestruturas menos poluentes e mais modernas. É o que mostra o recém-lançado estudo do WRI Brasil. Confira os principais resultados desta pesquisa em entrevista com Carolina Genin, diretora do programa de Clima do instituto. Leia mais »

Webinares debatem o Brasil aos olhos do mundo

O Brasil no Mundo” é o tema de uma nova série de webinares promovida pela Coalizão Brasil e a Fundação Dom Cabral, com apoio da Abag e da Ibá, para debater questões da agenda internacional, como a reputação do país diante dos acontecimentos recentes na área ambiental. O primeiro webinar aconteceu no dia 25 de agosto e abordou o que Acordo Mercosul – União Europeia e a possível adesão do Brasil à OCDE representam para o País. Leia mais »

Site quer reunir informações de organizações que trabalham com restauração

Entidades que atuam com restauração ecológica podem se inscrever, até o dia 10 de setembro, na Vitrine da Restauração, uma página on-line que disponibilizará informações de grupos que atuam com esse tema, organizada por biomas, estados, municípios e papel desempenhado na cadeia da restauração. Leia mais »

Informes

Artigos na Página 22Confira os textos "Como construir decisões coletivas e criar relações de confiança”, de Luana Maia, consultora e ex-coordenadora executiva da Coalizão Brasil, e “Como o BNDES poderia melhorar o acesso ao Plano ABC e ao Pronaf ”, de Ângelo Gurgel, professor da FGV, e Kalil Cury Filho, sócio-fundador da Partner Desenvolvimento de Negócios. O movimento tem uma parceria com a revista para publicar textos de membros que fomentem o debate em torno de soluções para o pós-pandemia.

Agenda

Monitoramento da Amazônia e Cerrado – ​​​​​​​Dados atualizados do desmatamento e queimadas
27 de agosto de 2020, às 14h 
Realização: MundoGEO 
Local: on-line 
Mais informações aqui

• Reunião do Grupo Estratégico
2 de setembro, das 14h às 16h30
Local: on-line

Webinar: Estudo de Impacto do Corredor do Araguaia
9 de setembro de 2020, das 10h às 11h15 
Realização: Black Jaguar Foundation 
Local: on-line 
Mais informações aqui

Webinar: O Brasil no mundo: meio ambiente e relações internacionais
24 de setembro, às 18h 
Realização: Fundação Dom Cabral e Coalizão Brasil 
Apoio: Abag e Ibá 
Local: YouTube da Fundação Dom Cabral 
Mais informações aqui

Adesões recentes à Coalizão

Alter Comunicação
• CAPIN - Centro de Estudos Agroambientais de Pindorama
• CHS do Brasil
• Insper Agro Global
• NWF - National Wildlife Federation
• Plante Chuva
• Plantio Brasil
• Proactiva
• Projeto Manuelzão UFMG
• Save Cerrado
• Way Carbon

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br