A Coalizão é organizada em quatro Fóruns de Diálogo, responsáveis por debater os diversos assuntos da agenda de clima, florestas e agricultura com ampla participação dos membros do movimento.
Os Fóruns têm como objetivo garantir um espaço de diálogo contínuo e o acompanhamento de temas importantes à atuação dos atores dessa agenda.
A produção de alimentos e matérias-primas de origem agrícola e florestal deve se dar por meio de práticas e modelos que assegurem a baixa emissão de carbono, o bem-estar humano, a proteção dos serviços ecossistêmicos e o desenvolvimento territorial sustentável. Essa é a missão do Fórum de Agropecuária e Silvicultura.
Os ativos naturais devem ser valorizados e reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do país, tanto por seus produtos quanto pelos serviços ecossistêmicos que oferecem. Essa é a missão do Fórum de Diálogo Floresta Nativa.
O conjunto de leis e políticas públicas deverá estar fortalecido e será integralmente cumprido, garantindo segurança jurídica a todos, transparência e governança territorial inclusiva e participativa. O crédito e os instrumentos econômicos estarão integrados e alinhados às políticas públicas. Essa é a missão do Fórum de Diálogo Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos.
O desmatamento deverá ser eliminado das cadeias produtivas e será parte apenas do passado do país. Essa é a missão do Fórum de Desmatamento.