06/2019

Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar

Coalizão participa de eventos em Brasília, São Paulo e Colômbia

Nos últimos meses, a Coalizão Brasil teve a oportunidade de apresentar o movimento, sua Visão de Futuro e seu posicionamento em relação ao Código Florestal em eventos, tanto no país como fora dele. Confira:

Defesa do Código Florestal para parlamentares da RAPS

Foto: Divulgação

Em 27 de abril, André Guimarães, cofacilitador da Coalizão, participou do encontro de Líderes RAPS 2019, reuniu parlamentares e membros da Rede e Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Em sua palestra no painel “Sustentabilidade ambiental”, André dividiu a mesa de bate-papo com o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) para apresentar a posição da Coalizão Brasil em defesa do Código Florestal e abordar os desafios que o tema enfrenta no Congresso. 

O convite foi resultado de um trabalho que vem sendo feito há alguns meses para maior aproximação da Coalizão com a RAPS. No dia 20 de maio, também foi realizado um webinar com os parlamentares da RAPS, para abordar o tema de forma mais profunda. A conversa contou com a participação de Roberta del Giudice, do Observatório do Código Florestal, Beto Mesquita, da BVRio, Luiz Cornacchioni, da Abag, e Rodrigo Agostinho, líder RAPS e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Seminário em Brasília sobre empreendedorismo no campo 

Foto: David Magalhães/IPEA

O Seminário Internacional Oportunidades de Negócios para uma Economia Rural Sustentável, realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília, reuniu especialistas brasileiros e internacionais para debater desafios e estratégias de negócios sustentáveis para o setor rural. Foi discutido, em especial, como as florestas e agricultura podem contribuir para o empreendedorismo no campo.  

André Guimarães, cofacilitador da Coalizão Brasil e diretor-executivo do IPAM, apresentou a Visão 2030-2050 – O futuro das florestas e da agricultura no Brasil ao público presente. Outros membros do movimento que participaram do seminário foram Climate Policy Initiative (CPI), BVRio, Agroicone e Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove).  

O evento aconteceu no Ipea e teve apoio do IPC-IG (International Policy Centre for Inclusive Growth), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil, Environmental Defense Fund (EDF) e Ministério da Economia. 

Coalizão na reunião anual do Tropical Forest Alliance 2020

Foto: Divulgação

O trabalho da Coalizão Brasil e sua Visão 2030-2050 – O futuro das florestas e da agricultura no Brasil foram apresentados na reunião anual do TFA 2020 – Tropical Forest Alliance 2020, que aconteceu no início de maio, em Bogotá (Colômbia). O movimento foi representado por Luiz Cornacchioni, um de seus cofacilitadores e diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). A Coalizão foi apresentada como referência para o Brasil e para o mundo pelo alinhamento que promove entre a produção agrícola e a conservação do meio ambiente.

O TFA 2020 é uma parceria global que abriga governos, setor privado e organizações da sociedade civil para erradicar o desmatamento da produção de commodities como óleo de palma, carne, soja, papel e celulose. 

Esta edição do evento teve como tema “A Forest Positive Future: Accelerating into the Decade of Delivery” e reuniu 150 representantes da Ásia, da África, da Europa e das Américas. 

Coalizão participa do lançamento do MapBiomas Alerta

Foto: Divulgação

Coalizão Brasil participou da mesa de abertura do lançamento do MapBiomas Alerta. Luana Maia, coordenadora executiva do movimento, entregou as propostas da Coalizão em mãos a Eduardo Fortunato Bim e Olivaldi Alves Borges Azevedo, respectivamente presidente e diretor de proteção ambiental do Ibama.

Na mesa de debate, além de Luana e Bim, estavam presentes o diretor executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic, Isabela Sbampato, subsecretária de Conselhos e Comissões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento que cobre todo o território nacional e biomas brasileiros. A ferramenta busca ajudar órgãos de fiscalização no combate ao desmatamento ilegal. Todos os dados são disponibilizados de forma pública e gratuita na internet e podem ser customizados pelos usuários.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.