Somos um movimento composto por mais de 400 representantes do setor privado, setor financeiro, academia e sociedade civil. Unimos essas diferentes vozes em prol da liderança do Brasil em uma nova economia de baixo carbono, competitiva, responsável e inclusiva. Nesse contexto, atuamos para promover a sinergia entre as agendas de proteção, conservação, uso sustentável das florestas naturais e plantadas, agropecuária e adaptação às mudanças climáticas.
Os primeiros passos da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura foram dados em dezembro de 2014 e sua fundação oficial aconteceu em 24 de junho de 2015, com o lançamento do Documento-base do movimento, às vésperas da COP 21, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, quando foi firmado o Acordo de Paris.
Desde então, o movimento tem se posicionado como importante ator na formulação de propostas e soluções que ajudem o Brasil a implementar os compromissos assumidos nesse acordo climático global. Buscamos contribuir nos debates nacionais para a formulação das principais políticas públicas, instrumentos econômicos e experiências nos setores relacionados ao uso da terra no país. Também levamos nossas propostas às COPs e outros fóruns para apresentação ao público internacional.
O nosso Documento-base traz 17 propostas concretas para a agenda brasileira de mudanças climáticas, envolvendo o fim do desmatamento e da exploração ilegal de madeira, o incentivo à agricultura de baixo carbono, a recuperação de áreas degradadas, o ordenamento fundiário e a proteção social de comunidades, bem como o estímulo à produção competitiva e sustentável de alimentos, produtos florestais e bioenergia.
A partir desse documento, a Coalizão Brasil produziu muitas outras propostas que foram entregues aos principais tomadores de decisão do país. Foram mais de 100 posicionamentos e 50 estudos ou relatórios, com especial destaque para a “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil”, publicação que traz os principais objetivos de longo prazo que os membros sonham e trabalham para ver realizados em um futuro próximo.
Leia nosso relatório de atividadesA Coalizão tem como objetivo articular e facilitar ações para promover o uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra no país, com base em conhecimento científico e capacidade de escuta e de articulação para estabelecer alianças, sejam elas nacionais ou internacionais, a fim de viabilizar a transição para a nova economia. Fazemos isso por meio de:
Promoção do diálogo entre os diferentes setores que integram o movimento
Desenvolvimento de propostas que representam uma agenda comum
Articulação e advocacy para entrega e implementação das propostas
Comunicação desse trabalho, de forma transparente, para a sociedade
O diálogo entre os membros da Coalizão Brasil acontece nas 12 Forças-Tarefa do movimento, em plenárias anuais e nas reuniões das demais instâncias de governança, como as Forças-Tarefa e os Grupos Estratégico e Executivo, Facilitação e Coordenação Executiva.
As propostas desenvolvidas pelo movimento e apresentadas ao governo e tomadores de decisão em geral são construídas pela rede com base no consenso dos diferentes setores. Para se chegar a um consenso ou, em alguns casos, a um consentimento – quando nem todos concordam inteiramente com a proposta, mas permitem a manifestação do movimento em prol de um objetivo comum – a Coalizão Brasil exerce continuamente o diálogo entre seus membros. O próximo passo após a construção das propostas é a apresentação dessa agenda comum ao poder público.
Os resultados do trabalho da Coalizão Brasil são divulgados nos boletins, redes sociais, relatórios anuais de atividade e na imprensa.
PARTICIPE DE NOSSAS FORÇAS-TAREFANosso movimento reúne diferentes vozes que acreditam no potencial do Brasil para liderar uma economia verde e inclusiva
Nossos membrosO Grupo Estratégico (GE) é a instância que cuida das diretrizes, dos temas centrais e da coesão da Coalizão. É responsável, também, pela aprovação final das manifestações públicas do movimento.
Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)
Diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio e Representante do Diálogo Florestal
Pesquisador da FGV Agro e Diretor Executivo da Fauna Projetos
Cofacilitador da Coalizão e Diretor de Sustentabilidade da Abiec
Diretora Associada do Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio)
Representante da Ibá e Presidente Executivo da Empapel
Diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi
Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco
Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale
Diretor da Nature Finance
Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Diretor-Executivo do WWF Brasil
Especialista
Vice-Presidente Sênior para as Américas da Conservação Internacional (CI)
Cofacilitadora da Coalizão e Diretora Geral do Instituto Arapyaú
Presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)
Membro dos Conselhos da Marfrig e do Instituto Arapyaú e Visiting Fellow Hoffman Center - Chatham House
Diretor de País da Fundação Solidaridad
Presidente do Grupo UBS no Brasil
Especialista
O Grupo Executivo (GX) atua mais próximo da Coordenação Executiva e trata da implementação das decisões do GE em nível operacional, assim como da aprovação de materiais técnicos da Coalizão.
Sócio da Maker Sustentabilidade
Cofacilitador da Coalizão e Diretor de Sustentabilidade da Abiec
Head de ESG Agro do Itaú BBA
Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da The Nature Conservancy Brazil
Diretora de Relações Governamentais da Cargill
Diretora-executiva do Imaflora
Consultora de Sustentabilidade da Klabin
Diretora do programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil
Diretor de Relações Governamentais da Natura&Co
Cofacilitadora da Coalizão e Diretora Geral do Instituto Arapyaú
Diretor de País da Fundação Solidaridad
Os facilitadores são os responsáveis pela integração dos participantes do GE e do GX e por orientar a Coordenação Executiva, que promove a gestão de todas as atividades da Coalizão.
Cofacilitador da Coalizão e Diretor de Sustentabilidade da Abiec
Cofacilitadora da Coalizão e Diretora Geral do Instituto Arapyaú
Gerente Executiva
Consultora de Projetos
Analista Júnior de Relações Institucionais
Coordenador de Advocacy
Especialista em Gestão Financeira e Governança
Consultor de Gestão de Projetos
Coordenadora de Operações
Coordenadora de Relações Institucionais
Coordenador de Comunicação
Analista Sênior de Relações Institucionais
Analista Pleno de Operações