10/2020

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Amazônia Possível completa um ano na Climate Week de Nova York

b50 texto 5

iniciativa Amazônia Possível, um chamado ao setor privado na busca por um caminho que reforce o combate à ilegalidade e gere desenvolvimento na região amazônica, completou um ano e promoveu um webinar na Climate Week de Nova York – mesmo evento em que foi lançada, em 2019.

webinar, realizado em 22 de setembro, marcou o lançamento internacional dos 10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável, documento norteador para empresas que queiram atuar na região de forma sustentável e responsável. O guia foi elaborado ao longo de um ano, com chamadas públicas para mapear os desafios da região e o levantamento de cases empresariais de boas práticas.

Estiveram reunidos Renata Piazzon, gerente do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto Arapyaú, e André Guimarães, diretor executivo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e cofacilitador da Coalizão Brasil. Além do Arapyaú e da Coalizão, a Rede Brasil do Pacto Global, o Instituto Ethos, o Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e o Sistema B também fazem parte dos apoiadores da iniciativa Amazônia Possível.

Após a abertura, realizada por Renata Piazzon, Guimarães deu o tom da importância do debate para o futuro da Amazônia. “Parar o desmatamento não é apenas uma questão ambiental, mas estratégica para o Brasil e para o planeta. Temos de parar com a polarização inútil que temos hoje, que gira em torno da questão se podemos ou não queimar e expandir fronteira. A questão não é essa, e, sim, qual modelo econômico vamos implementar que deixe a floresta em pé”, disse.

Na sequência, foram apresentados cases de projetos desenvolvidos por empresas na Amazônia. Entre elas, Natura, pela diretora de Sustentabilidade Global da marca, Denise Hills; Fundação Telefonica Vivo, pelo diretor Americo Mattar; Votorantim Cimentos, pelo coordenador de Sustentabilidade, Fabio Cirilo; e Schneider Electric, pela executiva de Vendas, Inovação Digital e Sustentabilidade, Regina Magalhães.

O lançamento das iniciativas em português já havia sido realizado anteriormente, em webinar no início de setembro. O evento reuniu Carlos Nobre, pesquisador da Universidade de São Paulo e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas; Glaucimar Peticov, diretora-executiva do Bradesco; Carolina Pecorari, diretora de Sustentabilidade da Ambev; e Denise Hills, diretora de Sustentabilidade Global da Natura. A moderação foi de Chiara Gadaletta, embaixadora da Rede Brasil do Pacto Global e fundadora do Movimento Moda pela Água.

Durante a Climate Week, a Coalizão Brasil também promoveu, junto com a iniciativa Amazônia Possível, um webinar sobre rastreabilidade da carne, com o lançamento de um estudo sobre essa cadeia produtiva.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.