Nº 45
03/2020

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Coalizão aposta em articulações junto ao Congresso e Justiça

A Coalizão, membros e parceiros têm atuado junto ao governo para mostrar o complexo desafio dos crimes que existem por trás do desmatamento ilegal, como a grilagem e a corrupção. O tema esteve presente em evento promovido pelo Ministério Público Federal e ganhou destaque também com vídeos elaborados pela campanha Seja Legal com a Amazônia, a partir de entrevistas com Procuradores da República que atuam contra o roubo de terras públicas na região.

Ainda nesse contexto, a nova Força-Tarefa de Regularização Fundiária, lançada pela Coalizão no início do ano, elaborou um posicionamento sobre a Medida Provisória (MP) 910, apontando os riscos que ela representa à crise fundiária no país e ao aumento do desmatamento ilegal. O posicionamento foi entregue ao relator da MP no Congresso.

O advocacy da Coalizão teve avanços também em relação ao Pagamento por Serviços Ambientais, com a nota técnica produzida pela força-tarefa do movimento dedicada à acompanhar o Projeto de Lei (PL) que trata do tema. O documento foi entregue ao relator do PL no Senado.

Ao mesmo tempo em que a Coalizão segue atenta ao contexto atual, acompanhando a agenda do Congresso e dando continuidade ao diálogo com o governo, o movimento segue aprimorando seu planejamento interno, que tem como objetivo implementar a Visão 2030-2050 do movimento. Em fevereiro, os líderes dos Fóruns realizaram uma imersão para elaborar o plano de ação 2020 e o Grupo Executivo teve sua primeira reunião para validar as diretrizes gerais do ano.

Em sua governança, a Coalizão passa por mudanças com a saída de Luiz Cornacchioni e a chegada de Marcello Brito, que passa a dividir a facilitação com André Guimarães. Saiba mais sobre essas e outras ações neste boletim:

Reportagens
Informes

Artigo da Coalizão na revista Agroanalysis – Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Miguel Calmon, diretor do Programa de Florestas do WRI, assinam o artigo “Adaptação da agropecuária às mudanças climáticas”, publicado na edição de fevereiro da revista da Fundação Getulio Vargas. O texto está na coluna “Brasil Agroambiental”, uma parceria da publicação com a Coalizão Brasil. Leia o texto aqui.

Agenda
• Seminário Internacional Construindo Diálogos sobre Governança Florestal: Conservação, Manejo Sustentável e Restauração de Paisagens
31 de março, das 8h às 18h
Local: São Paulo
Organização: Grupo de Pesquisa em Governança Florestal da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP
Mais informações aqui

• Climate Emergency & The Future of Food: Transformation of a 1.5°C World
4 a 6 de maio de 2020
Local: Áustria
Realização: Global Alliance for the Future of Food e Salzburg Global Seminar
Mais informações aqui

• Amazônia +21: Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia<
05 a 08 de maio de 2020
Realização: Prefeitura de Porto Velho, Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e FIERO
Local: Porto Velho
Mais informações aqui

• 1ª Plenária da Coalizão em 2020
8 de junho
Local: São Paulo 

Adesões recentes à Coalizão

• JBS
• Veirano Advogados

Desligamento recente da Coalizão

• Precious Woods

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.