Dois meses após completar nove anos, a Coalizão ultrapassou, em agosto, o patamar de 400 membros em seus quadros. A rede mantém-se, desde sua fundação, fiel ao princípio de agregar organizações de diferentes setores para discutir e elaborar propostas para a agenda agroambiental do país. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável e levar o Brasil à liderança da economia de baixo carbono.
Agosto também foi o mês do 2º Encontro de Membros, evento em que os participantes, todos de organizações que integram a Coalizão, apresentam dúvidas e sugestões para o aprimoramento da rede. Foi, ainda, o fim do primeiro ano de ações financiadas pela Bezos Earth Fund do programa de silvicultura de nativas – os resultados obtidos desde então são apresentados por Miguel Calmon, colíder da Força-Tarefa Silvicultura de Nativas, em entrevista a este boletim.
Esta edição traz também uma análise sobre os dados do sistema Deter, do Inpe, que apontam a necessidade de elaborar estratégias eficazes para enfrentar o crescente desmatamento no Cerrado.
Boa leitura!
Encontro de organizações apoiadas pelo iCS – Carolle Alarcon, gerente-executiva, e Maiara Beckrich, coordenadora de Relações Institucionais, representaram a Coalizão no 1º Encontro de Parceiros do Instituto Clima e Sociedade, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de agosto. As organizações apoiadas pelo iCS identificaram possíveis sinergias e conheceram mais sobre a recente reestruturação da estratégia do instituto.
Coalizão participa de câmara técnica de NDC – Em 9 de agosto, a Coalizão ingressou na Câmara Temática de NDC do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC). O fórum faz parte do Conselho Interministerial de Mudança do Clima (CIM), que será responsável pela aprovação da nova meta climática do país. A rede também participou da primeira reunião da Câmara Temática de Adaptação e Infraestrutura do FBMC.
Reunião sobre pastagens degradadas no Mapa – Em 22 de julho, a Coalizão participou de reunião com Carlos Ernesto Augustin, assessor especial no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e com Eudoxio Junior, coordenador de Recuperação de Áreas Degradadas da pasta. O objetivo foi discutir os avanços e possibilidades de ampliação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD). Pela Coalizão, estiveram presentes o cofacilitador Fernando Sampaio, a gerente-executiva, Carolle Alarcon, e o coordenador de Advocacy, Iuri Cardoso.
Conferência de produtores e usuários de dados – O colíder da Força-Tarefa Fundiária, Gabriel Siqueira, participou da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, organizada pelo IBGE no dia 30 de julho. Durante o evento, foi apresentada a governança do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (Singed), que pretende ampliar a normatização de produção de dados oficiais e a conformação de um novo ecossistema de dados.
3ª reunião do Grupo Estratégico (GE)
Data: 10 de setembro, das 9h às 12h
Local: São Paulo
IPMF/PEFC Brasil
Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira
Wolter Advogados