09/2023

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Restauração de florestas brasileiras é tema de painel na Climate Week

Empresas, cientistas e organizações da sociedade civil discutem desafios e oportunidades para o Brasil em evento internacional

A restauração de florestas tem potencial para gerar mais de 2,5 milhões de empregos e US$ 1,4 trilhão ao ano para a produção agrícola, de acordo com estudos da ONU, além de descarbonizar a atmosfera e atenuar os efeitos da crise climática. O potencial dessa atividade para o Brasil será debatido por membros da sociedade brasileira e do setor privado em um painel na Climate Week de Nova York, no próximo dia 19. 

Intitulado “Negócios para a natureza, o painel visa mostrar o papel do Brasil como um dos principais protagonistas no enfrentamento à crise climática. O país concentra 20% das oportunidades globais em soluções baseadas na natureza, com importante participação na restauração, manejo de solo e agropecuária, e possui 58,5% de seu território com florestas.  

A restauração é capaz de gerar um círculo virtuoso econômico, social e ambiental para o país. Além de emprego e renda, pode proporcionar o crescimento econômico, preservar e fortalecer serviços ecossistêmicos e a biodiversidade, contribuir para a regulação do clima e melhorar a qualidade da água e a conservação do solo. 

É possível ainda estabelecer um comércio justo de produtos da sociobiodiversidade brasileira – a exemplo das frutas como açaí, pitanga, entre outras, que têm enorme potencial para uso na alimentação e nas indústrias de cosméticos e fármacos.

“Precisamos fomentar o diálogo entre setor privado, organizações da sociedade civil e governos para impulsionar a agenda da restauração a nível global. As ONGs têm uma extensa bagagem intelectual e experiência em campo. O poder público pode criar políticas que aumentem a atratividade econômica para o setor, como a proposição de incentivos fiscais. Empresas e bancos, por sua vez, estão dispostos a investir recursos em restauro e reflorestamento. Estas atividades geram emprego e renda e dão uma contribuição fundamental para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, avalia Renata Piazzon, cofacilitadora da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que fará a abertura do evento.

O debate sobre a restauração de florestas no Brasil na Climate Week é promovido por três organizações – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e re.green. O painel terá transmissão pelo canal da Coalizão Brasil no YouTube, às 9h (horário de Brasília). 

Serviço

Painel “Negócios para a natureza”
19 de setembro, das 8h às 10h30 (Nova York) / 9h às 11h30 (Brasília)
Local: Yale Club, Nova York 
Onde assistir (em inglês, com tradução simultânea): YouTube da Coalizão
Abertura: Marina Grossi (CEBDS) e Renata Piazzon (Coalizão Brasil)
Painelistas: Marcelo Behar (Natura), Catherine Martini (Microsoft),  Mariana Sarmiento (Terrazos) e Bernardo Strassburg (re.green).
Moderação: Vijay V. Vaitheeswaran (The Economist)
Mais informações na página do evento no site da Climate Week

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.