03/2017

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão divulga posicionamentos sobre licenciamento ambiental e desmatamento

No dia 14 de março, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura divulgou dois novos posicionamentos à sociedade.

No primeiro texto, a Coalizão aborda as mudanças no marco regulatório do licenciamento ambiental brasileiro. O movimento defende que as mudanças na legislação devem ter como objetivo estimular a atividade econômica e, ao mesmo tempo, a preservação dos ativos socioambientais do país. Esse equilíbrio é necessário para atender aos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris (clique aqui para ler o Posicionamento sobre Licenciamento Ambiental).

O segundo posicionamento aborda o aumento do desmatamento registrado nos últimos anos e as propostas de redução de áreas de Unidades de Conservação na Amazônia. Para o movimento, o crescimento da devastação florestal e a redução de áreas protegidas colocam o Brasil na direção contrária à de suas metas da Política Nacional de Mudanças Climáticas (clique aqui para ler o Posicionamento sobre Desmatamento).

Os textos são o resultado de intensos debates realizados entre os membros da Coalizão, que formaram grupos específicos para tratar desses dois temas. Neles, manteve-se a diversidade de atores da Coalizão, com representantes de diversos GTs. Por se tratarem de temas controversos, a Coalizão fez amplo uso de sua capacidade de ouvir as diferentes vozes que formam o movimento e promover diálogos para chegar a um consenso mínimo entre todos. lembrando que as instituições que fazem parte do movimento são independentes para se manifestarem de forma individual sempre que desejarem.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.