08/2016

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão faz nova reunião com ministro do meio ambiente

Reuniao MMA julho A

Foto: Gilberto Soares/MMA

Em 27 de julho, representantes da Coalizão Brasil estiveram no Ministério do Meio Ambiente (MMA), repassando os resultados do encontro realizado em maio com o ministro José Sarney Filho, na capital paulista. A ideia era avaliar avanços e identificar desafios para as ações acordadas naquela ocasião.

Quanto ao Acordo de Paris, Sarney Filho informou que há um consenso de que a ratificação deve acontecer até a COP 22, marcada para novembro, em Marrakesh, no Marrocos. A respeito do Código Florestal, foi informado que, por motivos técnicos, não há como disponibilizar imediatamente os dados do CAR no site do MMA, mas foi manifestada concordância com o avanço para a transparência ativa. Ainda sobre o CAR, a Coalizão indicou a importância de reconhecer quem já aderiu ao cadastro, o que contou com receptividade pelo ministério, que estudará possibilidades de incentivo.

Foi celebrado pela Coalizão o avanço do diálogo com o Ibama sobre a transparência na cadeia do comércio de madeira, de maneira a coibir a ilegalidade. A respeito da demanda de implementação do mecanismo de REDD+ no setor de transporte aéreo, dada a complexidade do tema, foi indicado que o assunto deverá ser alvo de nova discussão, inclusive com envolvimento de outras pastas. O ministro se comprometeu, ainda, com a pronta ampliação do CONAREDD+ para a inclusão do setor privado.

Pela Coalizão, participaram da reunião em Brasília: André Guimarães (Ipam), Eduardo Leão de Souza (Unica), João Paulo Capobianco (IDS), Marcelo Furtado (Instituto Arapyaú), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Tasso Azevedo (Seeg/OC) e Wigold Shaffer (Apremavi).

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.