Foto: Fernanda Macedo/Coalizão Brasil
A última plenária da Coalizão Brasil em 2017 foi realizada no dia 13 de dezembro, na FGV-EESP, em São Paulo, e contou com 76 participantes, 51 organizações e transmissão online. No encontro, foram apresentados os principais marcos da Coalizão em 2017 e as perspectivas para 2018 de criação de uma proposta para as eleições e uma visão de longo prazo para o movimento. Além disso, alguns membros comentaram os resultados da COP 23 para a agenda de clima, florestas e agricultura.
Os Grupos de Trabalho (GTs) detalharam os principais avanços que conquistaram nesse último ano e o que planejam realizar ao longo de 2018. Alguns membros aproveitaram a oportunidade para apresentar estudos e iniciativas relevantes para o movimento. O CEBDS apresentou a Climate Smart Agriculture; o Imaflora lançou a “Timberflow – a plataforma da madeira”; o Instituto Escolhas trouxe os principais resultados do estudo sobre os impactos do desmatamento zero no Brasil; e o IPAM falou sobre os aspectos econômicos do desmatamento no Cerrado.
Foi anunciado também o começo de um plano de captação de recursos para o movimento e algumas mudanças na governança da Coalizão.
Marcelo Furtado, atual facilitador da Coalizão, anunciou que o seu mandato chegará ao fim em maio de 2018, já que o Grupo Estratégico (GE) do movimento estipulou o prazo de dois anos para esse papel de facilitação. A transição já vem sendo debatida no GE e, a partir de janeiro, André Guimarães será co-facilitador da Coalizão ao lado de Furtado, até maio. Com base nessa experiência, será planejado o modelo de facilitação a partir de junho de 2018, que pode continuar sendo liderada por dois representantes.
Os participantes elogiaram o alto nível dos debates da plenária e ressaltaram que, olhando o conjunto de apresentações do dia, é possível ver que houve progresso na agenda de clima, florestas e agricultura em 2017. Os presentes expressaram seu apoio às propostas da Coalizão de mirar em uma visão de longo prazo e de buscar influenciar os debates das eleições 2018. Além disso, diversos membros agradeceram e elogiaram a trajetória de Furtado ao longo desses dois anos como facilitador do movimento.
Confira a cobertura completa da plenária em nosso boletim e a galeria abaixo com os principais momentos do dia.