04/2021

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Cúpula de Líderes sobre o Clima é oportunidade para o Brasil apresentar metas mais ambiciosas

texto4 b55

Foto: Nathalia Segato/Unsplash


Em vista da realização, pelo governo norte-americano, da Cúpula de Líderes sobre o Clima, a Coalizão Brasil enviou um posicionamento às lideranças do governo brasileiro, já no dia 8 de abril, no qual afirma que essa é uma oportunidade para o país apresentar novos compromissos, mais expressivos e permanentes, para enfrentar as mudanças climáticas. Também reforçou a necessidade de implementar ações para a queda rápida do desmatamento.

Leaders Summit on Climate, que acontece nos dias 22 e 23 de abril, reunirá virtualmente 40 líderes mundiais para discutir e buscar ações climáticas mais robustas, e é visto como um momento importante na agenda internacional do clima, que culminará em novembro, em Glasgow, na COP 26.

No documento, a Coalizão lembra que o país já mostrou que é capaz de reduzir suas emissões, quando chegou a reduzir 80% do desmatamento, entre 2004 e 2012, e que é o momento de se retomar esse protagonismo histórico. Por isso, reforça a necessidade de implementar as seis ações para a queda rápida do desmatamento, que o movimento já havia proposto em setembro de 2020.

O texto conclui que “somente uma maior ambição na agenda climática poderá aumentar os investimentos, a credibilidade e o respeito internacional para com o país, fatores tão necessários no contexto da atual crise social, econômica e de saúde que enfrentamos”.

O posicionamento da Coalizão Brasil repercutiu na mídia, com mais de 80 menções à iniciativa em veículos nacionais e internacionais. Alguns destaques foram as menções do O Estado de S.PauloO GloboJornal Hoje e rádio Cultura. Em seu editorialO Estado de S.Paulo voltou a destacar o documento, lembrando que a adoção das seis ações para a queda rápida do desmatamento, sugeridas pelo movimento, “não requer mudanças na atual legislação, vale dizer o que o grupo pede é simplesmente o cumprimento de leis vigentes”.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.