09/2016

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Ferramenta ajuda a calcular quanto custa recuperar florestas

O Instituto Escolhas lançou a plataforma digital #Quantoé? plantar floresta, que ajuda a estimar o valor necessário para recuperar a área de floresta nas propriedades rurais brasileiras e o retorno econômico que essa floresta poderia gerar. A plataforma foi inspirada no estudo que o Instituto Escolhas realizou para a Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura sobre o investimento necessário para cumprir uma das metas da NDC brasileira – a de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas para múltiplos usos até 2030.

#Quantoé? plantar floresta é gratuita e pode ser usada no computador, tablete e celular. A tabela de cálculos também está aberta e disponível para download.  O usuário seleciona a macrorregião onde está a área a ser recuperada e insere o seu tamanho. A ferramenta então propõe oito modelos de recuperação, dependendo do grau de degradação da região, a finalidade (área de preservação permanente, reserva legal ou só reflorestamento), com ou sem intenção de retorno financeiro. É possível fazer combinações dos diferentes modelos de recuperação.

Os cálculos consideram a compra de mudas e sementes, a mão de obra, materiais, máquinas e equipamentos e assistência técnica. A receita foi calculada a partir do preço da madeira em pé, descontando o seguro florestal e os impostos.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.