10/2015

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Instituto Escolhas e GVCes farão pesquisa para análise econômica das propostas

O Instituto Escolhas e o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas foram contratados pela Coalizão para contribuir com a análise da viabilidade econômica das propostas que vêm sendo discutidas pelos Grupos de Trabalho do movimento.

O instituto atuará no eixo sobre a implementação do Código Florestal. Dentro desse escopo, pesquisará o custo da restauração de 12 milhões de hectares de florestas até 2030. Consequentemente, quanto isso pode gerar em termos de empregos e venda de sementes, por exemplo; os instrumentos econômicos existentes para viabilizar propostas públicas e privadas de recuperação de florestas; e os potenciais valores da tonelada de carbono, entre outros benefícios advindos da restauração florestal.

Já o GVces irá contribuir com dados sobre manejo florestal e agricultura de baixo carbono. Entre outras tarefas, será considerada a viabilidade econômica de se aumentar a área de manejo de 3 milhões para 30 milhões de hectares até 2030 e os avanços no Plano ABC para apoiar a conexão pecuária-floresta. O trabalho incluirá, ainda, pesquisas em silvicultura de espécies nativas e consequências que essas ações terão sobre os serviços ecossistêmicos, em termos de toneladas de carbono.

Os Grupos de Trabalho relacionados com restauração e manejo participaram de workshops no dia 6 de outubro para definir os dados de referência para o estudo macroeconômico. A próxima edição do boletim da Coalizão trará detalhes das discussões.

Depois, em 11 de novembro, acontecerá um novo workshop já embasado em resultados trazidos pelo Escolhas e pelo GVCes. O evento aconterá na sede da Sociedade Rural Brasileira, na capital paulista. A Coalizão recomenda que seus membros reservem a data em suas agendas pela importância dos debates. A entrega de um relatório está prevista para antes do início da COP 21, em 30 de novembro.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.