10/2015

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Oportunidades para cooperação sul-sul ainda precisam ser identificadas

O grupo de trabalho ligado à cooperação internacional está em fase de reorganização e de mais interação com os demais GTs. A cooperação sul-sul, uma das frentes de atuação do grupo, é uma perspectiva de alinhamento entre países do hemisfério sul do planeta, para a troca ou a transferência de conhecimentos e tecnologia na área agrícola e florestal. A importância desse tipo de intercâmbio tem sido mencionada nos principais fóruns internacionais em que se buscam soluções para as questões do clima, da agricultura e de florestas.

O GT mapeou projetos de cooperação já em andamento e, junto com o GT de Advocacy Internacional, vem pesquisando iniciativas no exterior que tenham objetivos alinhados aos da Coalizão. A equipe considera fundamental encontrar oportunidades reais para promover projetos de cooperação efetiva. Entre as alternativas, está a de contatar outros grupos de trabalho da Coalizão para entender prioridades e vias de contribuição.

“Precisamos de uma boa interação com todos os GTs, para que eles nos passem onde é possível cooperar em termos de tecnologia, por exemplo,” destaca Isabella Vitali, da Proforest, uma das lideranças do GT de cooperação internacional. Seria uma forma de identificar quem, dentro da Coalizão, é fonte de informação, e para quem a respectiva informação pode ser útil. “Também queremos saber o que existe fora do Brasil passível de ser trazido para cá”, diz Isabella. O papel da Coalizão será o de incentivar o casamento entre essas iniciativas e organizações.

Como a articulação do GT poderia vir a gerar mais do que cooperação técnica, e também não limitada apenas às relações sul-sul, participantes do grupo de advocacy internacional foram convidados a integrar esse GT. Com isso, o time passa a ser voltado não apenas a projetos de cooperação, como também para outros tipos de parcerias internacionais. 

GT Cooperação internacional

Proposta: 5, sobre estabelecimento de cooperação sul-sul para a difusão e compartilhamento de tecnologias nas áreas florestal e agrícola

Organizações mais envolvidas: Instituto Ethos, IUCN, Proforest, Solidaridad, SRB, WRI Brasil e WWF Brasil

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.