01/2021

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

PL de Concessões Florestais, protocolado no Congresso, tem contribuições da Coalizão Brasil

texto3 b53

Foto: Filipe Frazao/123RF.com

No dia 15 de dezembro, foi protocolado no Congresso o Projeto de Lei (PL) 5518/2020 que sugere mudanças na Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006), com o objetivo de acelerar processos de licitação das concessões florestais. O PL, que contou com contribuições da Força-Tarefa de Concessões Florestais da Coalizão Brasil, é de autoria do deputado Rodrigo Agostinho e coautoria dos parlamentares Zé Vitor, Aline Gurgel, Zé Silva, Bosco Saraiva, Enrico Misasi, Joaquim Passarinho, Átila Lins e Sidney Leite.

Para a Coalizão Brasil, foi um importante avanço, pois o tema da concessão florestal está relacionado a desafios como o combate ao comércio ilegal de madeira, pois representa um modelo da produção de madeira legal enquanto a floresta é preservada e empregos verdes são gerados.

A FT de Concessões Florestais trabalhou intensamente ao longo de meses em uma proposta legislativa, que foi entregue aos parlamentares em outubro. A FT elaborou um documento com contribuições para o PL e um resumo:

“Além de mecanismos para tornar os contratos de concessão mais flexíveis e remover entraves que prejudicaram o desenvolvimento das concessões, como sugerido pela Coalizão, o projeto cria estímulos para garantir a participação de empresas menores nos leilões das futuras concessões e o envolvimento de comunidades locais”, conforme explica notícia publicada na Folha de S.Paulo, que destaca que a proposta foi gestada sob o guarda-chuva da Coalizão Brasil. O Globo Rural também destacou, em seu portal, a articulação em torno do PL e suas propostas.

A FT de Concessões Florestais foi criada no âmbito do Fórum de Diálogo Floresta Nativa. As principais atividades dessa e outras FTs e Fóruns podem ser acompanhados na Plataforma do Plano de Ação da Coalizão.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.