02/2023

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Coalizão Brasil defende avanço de projeto de lei para dar escala às concessões florestais

As concessões florestais são uma agenda estratégica para o desenvolvimento sustentável e a retomada do ordenamento territorial no país, em especial na Amazônia. Para que exerçam este papel, é fundamental proporcionar segurança jurídica e oportunidades de exploração de serviços ambientais aos concessionários. A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura entende que o mecanismo mais adequado para o cumprimento dessas finalidades é pela apreciação do Projeto de Lei 5.518/2020, que aprimora a Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006) e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

O PL 5.518/2020 já foi extensamente discutido com a sociedade civil, setor privado e parlamentares, que apresentaram recomendações para a melhoria de seu texto ao longo dos últimos dois anos. Portanto, seguir com a tramitação e aprovação do projeto de lei, ao invés da apreciação de uma medida provisória sobre o tema (MP 1.151, de 26 de dezembro de 2022) promulgada pela última administração federal, é uma forma de respeitar esse processo.

O projeto de lei conta com os insumos necessários para dar escala às concessões florestais. Sua aprovação aumentará a atratividade econômica das concessões, promoverá a diversificação das atividades baseadas em produtos florestais e serviços ambientais, consolidando-a como um polo de geração de emprego e renda, fazendo frente ao avanço da fronteira do desmatamento e da ilegalidade. É imperativo, portanto:

A Coalizão segue à disposição para contribuir para o avanço dessa agenda de extrema relevância.


Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento composto por mais de 340 organizações, entre entidades do agronegócio, empresas, organizações da sociedade civil, setor financeiro e academia.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.