08/2016

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

REDD+ norteia reunião com ministro da Agricultura

boletim 11 3
Foto: Noaldo Santos/MAPA

A Coalizão Brasil e o Observatório do Clima reuniram-se em Brasília, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no dia 11 de agosto. O objetivo era discutir oportunidades para atrair investimentos internacionais para conservação em propriedades rurais brasileiras. As alternativas para o mecanismo de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) foram o centro das atenções.

Segundo Marcelo Vieira, vice-presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira), o ministro demonstrou grande interesse nas oportunidades de captação de recursos em volumes importantes para o país. “Blairo indicou que o Brasil estará representado em sessões internacionais, sinalizando o interesse da nação para atrair recursos, considerando, inclusive, a participação de atores privados.”

O primeiro movimento nesse sentido consistiu na designação do assessor especial João Campari para participar da próxima Assembleia Trianual da ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil), que acontecerá em setembro, no Canadá. Na ocasião, a entidade tomará decisões sobre compensação das emissões do setor aéreo por meio de projetos de REDD+.

O encontro com o ministro integra uma estratégia elaborada pelo Observatório do Clima e pela Coalizão Brasil para promover a interlocução coordenada com os ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores com o propósito de alavancar a agenda de REDD+.

Participaram da reunião com Blairo Maggi: André Guimarães, diretor-executivo do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia); Steve Schwartazman, diretor-executivo da DF (Environmental Defense Fund); Plínio Ribeiro, diretor-executivo da Biofílica; Ludovino Lopes, do escritório de advocacia Lopes Associados; e Marcelo Vieira, da SRB.

Da equipe do ministro, estiveram presentes: Coaraci Nogueira de Castilho, chefe de gabinete; Eumar Novacki, secretário-executivo; Odilson Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio; Marcelo Tognozzi e  João Campari, assessores especiais. O encontro também foi registrado no site do Ministério da Agricultura.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.