03/2018

Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar

Seminário científico discutirá dados relacionados à dinâmica de cobertura e uso da terra

No dia 17 de maio, a Coalizão Brasil promoverá o seminário “Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação”. O objetivo do encontro é debater as fontes de informação e seu uso pelos diversos atores da sociedade, tais como: a geração de dados pela academia, a disponibilização dos dados em plataformas públicas, seu uso pela mídia, pelos investidores, assim como para a formulação de políticas públicas.

Coalizão Brasil preconiza o uso adequado dessas informações para garantir que a tomada de decisão em políticas públicas ou privadas seja a mais alinhada possível a uma economia de baixa emissão de carbono.

O uso da terra é central para o país. O Brasil é o 7º no ranking mundial de maiores emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE)¹, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). A maior parte (60%) das emissões brasileiras está concentrada nas mudanças de uso do solo (em particular, no desmatamento) e na agropecuária, de acordo com os dados do Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE).

Apenas o desmatamento já chegou a representar cerca de 70% das emissões nacionais. Esse cenário começou a ser revertido em 2005, embora, ainda hoje, não se possa afirmar que esteja sob controle. Entre 2014 e 2016, o desmatamento na Amazônia voltou a crescer, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dados mais recentes indicam uma reversão dessa tendência, mas o país segue longe de alcançar sua meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030 (assumida no Acordo de Paris).

Para montar a programação do seminário, foi formado um comitê organizador, com a liderança de Carlos Nobre (representante da academia no Grupo Estratégico da Coalizão Brasil) e a participação de Elíbio Rech (Embrapa), João Adrien (Sociedade Rural Brasileira), Plínio Ribeiro (Biofílica), Rodrigo Lima (Agroicone), Tasso Azevedo (SEEG e MapBiomas) da coordenação executiva (André Guimarães, Marcelo Furtado e equipe).
Confira a programação completa e os participantes do evento:

8h30 às 9h00Boas-vindas e credenciamento
9h00 às 9h30Abertura:Carlos Nobre (membro da Academia Brasileira de Ciências)Marcelo Furtado (cofacilitador da Coalizão Brasil)Roberto Rodrigues (coordenador do GV Agro, Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo e ex-ministro da Agricultura)
9h30 às 11h00Painel I: Apresentação e discussão de conjuntos de dados sobre usos da terra no BrasilBritaldo Soares (professor da UFMG)Eduardo Assad (pesquisador da Embrapa)Laerte Ferreira (professor da UFG)Moderação: Connie McManus (professora da UnB, membro da Academia Brasileira de Ciências e diretora de Relações Internacionais da CAPES)
11h00 às 11h30Intervalo
11h30 às 13h00Painel II: Como produzir e utilizar dados cientificamente embasados sobre usos da terra no BrasilAdriano Venturieri (chefe Geral da Embrapa Amazônia Oriental)Ane Alencar (diretora de ciências do IPAM)Bernardo Rudorff (diretor executivo da Agrosatélite Geotecnologia Aplicada)Dalton Valeriano (coordenador na Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE)Moderação: Carlos Nobre (membro da Academia Brasileira de Ciências)
13h00 às 14h30Almoço
14h30 às 16h00Painel III: Uso de dados: comunicação e políticas públicasHerton Escobar (repórter do jornal O Estado de S. Paulo)Natália Mazotte (diretora-executiva da Open Knowledge Brasil e líder da Escola de Dados)Raimundo Deusdará (diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro)Moderação: Rodrigo Lima (diretor geral da Agroicone)
16h00 às 16h30Intervalo
16h30 às 18h00Painel IV: Uso de dados: avaliação de risco e oportunidades de investimentosCarlos Aguiar (superintendente-executivo de Agronegócios do Santander)Marco Túlio Moraes da Costa (diretor de Agronegócio do Banco do Brasil) – a confirmarMoacir Ferreira Teixeira (sócio fundador do Grupo Ecoagro)Wady Cury (diretor geral de Habitacional e Rural da BBMapfre)Moderação: Ana Toni (diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade)
18h00 às 18h30EncerramentoJoão Adrien (diretor da Sociedade Rural Brasileira)Plínio Ribeiro (diretor executivo da Biofílica)Tasso Azevedo (coordenador do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil – MapBiomas)André Guimarães (diretor executivo do IPAM e cofacilitador da Coalizão Brasil)

¹Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.