05/2022

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

‘Somos uma experiência de sucesso como movimento multistakeholder’, afirma cofacilitador no Congresso Florestal Mundial

Evento marca início da participação da Coalizão em conferências internacionais em 2022; calendário inclui Climate Week NY, Rio+30 e COP 27

66 JC World Forestry Congress
Foto: Reprodução

Com o 15º Congresso Florestal Mundial (World Forestry Congress), que acontece entre os dias 2 e 6 de maio em Seul, na Coreia do Sul, a Coalizão Brasil inicia sua participação em eventos internacionais em 2022. No dia 4 de maio, o embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e cofacilitador da Coalizão, falou sobre o movimento em um dos painéis do encontro, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo país anfitrião.

“É uma oportunidade de discutir o papel das florestas em geral, inclusive as cultivadas, assim como as questões socioambientais e econômicas que interessam ao setor e ao Brasil”, explica Fonseca. “Essa participação é de grande valia, sobretudo no atual contexto de inegável desgaste da imagem internacional do Brasil, na área da sustentabilidade”.

O painel integrado por Fonseca tratou da importância de parcerias e a colaboração para gerir florestas de forma sustentável. Foram apresentados os casos da Coalizão Brasil e a colaboração multistakeholder na Amazônia Brasileira. Além de Fonseca, também participou o embaixador do governo do Pará, Everton Vieira Vargas. O cofacilitador afirmou no congresso que a Coalizão reúne mais de 300 representantes de diferentes setores e apresentou as propostas do movimento para promover a queda rápida do desmatamento.

Em sua fala no painel, Fonseca explicou que a Coalizão, com seus mais de 300 membros de diferentes setore, tem sido “uma experiência de sucesso”. “É um verdadeiro movimento multistakeholder, em que nos sentamos à mesa com pessoas que trazem diferentes perspectivas, mas que concordam em buscar a convergência”.

No mesmo painel, foram apresentados ainda casos de parceria e colaboração da Asian Forest Cooperation Organization (AFoCO), da The Kitchen Connection Alliance e da Forests4Fashion Initiative.

Fonseca também foi o moderador em um painel que discutiu investimentos em restauração de ecossistemas, que também contou com a participação de Esben Brandi, head de Business Development do BTG Pactual, e Garo Batmanian, chair da Força-Tarefa de Finanças da Década da Restauração da ONU.

Rio+30, Climate Week NY e COP 27

 Ao longo do ano, a Coalizão acompanhará outros debates e encontros internacionais relacionados às agendas de clima, florestas e agropecuária e irá participar dos principais eventos, entre eles, a Climate Week de Nova York, que acontece de 19 a 25 de setembro, e a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo – Rio+30, prevista para ocorrer na capital fluminense entre 17 e 19 de outubro.

A Coalizão também marcará presença na 27a Conferência da ONU para o Clima, a COP 27, que será realizada entre os dias 7 e 18 de novembro em Sharm-El-Sheikh, no Egito. O movimento já está envolvido, junto a outras entidades, na organização do Brazil Cimate Action Hub, que se consolidou, desde 2019, como o espaço da sociedade civil brasileira nas COPs.

Desde a sua fundação, a Coalizão Brasil participou de todas as COPs do Clima. Saiba mais sobre a atuação do movimento nas Conferências do Clima aqui

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.