06/2019

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Subcomissão da Câmara, criada com apoio da Coalizão, terá o desafio de debater temas de convergência entre meio ambiente e agropecuária

Foto: LeRoc / Flickr

No dia do meio ambiente, 5 de junho, a Coalizão Brasil anunciou o lançamento da subcomissão agroambiental, conforme noticiado pelo jornal Estado de S. Paulo. Vinculada à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, a subcomissão agroambiental terá o desafio de debater pontos de interesse comum entre os parlamentares defensores do meio ambiente e da agropecuária. A iniciativa foi resultado de uma articulação que vinha em construção desde 2018 entre a Coalizão e lideranças da Frentes Parlamentares Ambientalista e da Agropecuária.


Embora a subcomissão não tenha poder deliberativo, ela representa um espaço oficial para debater a convergência e os interesses comuns entre lados que até então eram vistos apenas como opostos no Congresso. Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da CMADS e membro da Frente Parlamentar Ambientalista e a equipe do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) foram centrais para esse resultado.


Na pauta da subcomissão estão temas como o combate ao desmatamento ilegal, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, fomento à Agricultura de Baixo Carbono (ABC), Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), biotecnologia, tratamento de resíduos e dejetos (compostagem e biogás) e a unificação dos dados presentes em diferentes sistemas, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Sistemas de Informação Geográfica Florestal (SIGF).


As escolhas para a presidência e relatoria da subcomissão serão definidas na instalação dos trabalhos do Colegiado ainda em junho.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.