09/2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Coalizão discutirá restauração, bioeconomia e sistemas alimentares na Climate Week

Evento é oportunidade para mostrar trabalhos recentes, fortalecer advocacy da rede e buscar parcerias em temas prioritários; veja agenda

A cofacilitadora Renata Piazzon faz abertura de painel na Climate Week de 2023. Foto: Ricardo Acioli

Restauração de florestas tropicais, segurança alimentar do Sul Global, incentivos à bioeconomia e apresentação do Programa de Silvicultura de Nativas. A Coalizão levará, a partir da semana que vem, uma variada programação à Climate Week NY, um dos maiores eventos internacionais sobre o clima, que ocorre paralelamente à Assembleia Geral da ONU.

Os temas dos painéis refletem as prioridades da Coalizão até o fim do ano, bem como as frentes que mais avançaram recentemente. Em bioeconomia, por exemplo, a Coalizão participa da construção de um plano nacional sobre o tema, em um consórcio apoiado pelo UK Pact. Na área de restauração, o movimento prepara-se para lançar, em outubro, a nova versão do Observatório da Restauração. Já o Programa de Nativas acaba de completar um ano desde o início de seu financiamento pelo Bezos Earth Fund.

A Coalizão também mapeou mais de 30 eventos que serão promovidos por seus membros durante a Climate Week. Todos estão reunidos, ao lado dos painéis da própria rede, nesta lista.

Mais de dez lideranças de forças-tarefa e membros dos grupos Executivo e Estratégico da Coalizão participarão da Climate Week. Carolle Alarcon, gerente-executiva da rede, que também viajará a Nova York, ressalta que a semana é uma oportunidade importante para que o movimento fortaleça sua atuação e advocacy, por meio de novas parcerias e do alinhamento da agenda com os debates internacionais.

“O evento nos proporciona a chance de expandir nossa rede de aliados, tanto no Brasil quanto no exterior”, ressalta. “Além disso, a participação da Coalizão permite alinhar nossas metas com as prioridades globais, ao garantir que as soluções propostas no país estejam conectadas com os principais debates e compromissos internacionais.”

A Coalizão promoverá ou participará dos seguintes eventos (horários de Nova York):

Conexão entre conservação e desenvolvimento

Para Alarcon, a convergência entre os debates centrais da Climate Week com os temas prioritários da Coalizão é bastante clara, pois conecta conservação ambiental com desenvolvimento econômico, além do enfrentamento das mudanças climáticas.

“A restauração de ecossistemas e o uso sustentável de espécies nativas fortalecem a biodiversidade e geram cadeias produtivas inovadoras e sustentáveis”, ressalta.

“A integração desses temas com os sistemas alimentares é crucial para transformar o setor agrícola, promovendo práticas regenerativas que ajudam a restaurar solos, sequestrar carbono e garantir a segurança alimentar de forma sustentável” completa a gerente-executiva

Leia também
Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.