Nº 82
10/2023

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão avança em discussões sobre políticas públicas

Foto: Alf Ribeiro/iStock

Criação de uma política nacional de rastreabilidade e transparência para commodities, controle do desmatamento no Cerrado, regulamentação da Lei de Concessões Florestais. Seja por oficinas ou consultas públicas, a Coalizão envolve-se em cada vez mais frentes para a construção de uma economia verde competitiva, responsável e inclusiva no Brasil.

As últimas semanas foram marcadas por debates sobre o papel do setor privado para a promoção de soluções baseadas na natureza, assim como formas para incentivar a rastreabilidade das cadeias da soja e da pecuária na Amazônia e no Cerrado. Membros da Coalizão levaram as propostas do movimento a encontros em Nova York e a uma oficina em Brasília.

E há mais uma investida pela frente: lideranças da rede preparam levantamentos de temas e diálogos ligados à agricultura familiar, com o objetivo de entender como a Coalizão pode contribuir com este setor, tão vital à segurança alimentar do país.

Boa leitura!

Reportagens

INFORMES

Reunião sobre monitoramento da restauração – No dia 26 de setembro, a Coalizão Brasil, representada pelo Observatório da Restauração e Reflorestamento, reuniu-se com o Departamento de Florestas da Secretaria de Biodiversidade (DFLO-SBio) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília. Foram apresentados o histórico e os últimos avanços do ORR, incluindo a padronização dos atributos e o engajamento dos coletivos biomáticos. O ministério mencionou a construção de uma plataforma oficial de monitoramento da restauração e busca sinergias com o ORR para esse processo.

Aprimoramento do Sinaflor – Membros da Coalizão discutiram, em 6 de outubro, uma proposta de ajuste no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A discussão foi sobre como dinamizar o plantio de espécies florestais nativas com finalidade econômica, levando como insumo a experiência da Coalizão com o governo do Espírito Santo.

Diálogo com embaixadores da ADP – A Coalizão esteve, em 10 de outubro, com os embaixadores e representantes da diplomacia dos países que fazem parte da Amsterdam Declarations Partnership (ADP). Na pauta, estavam a apresentação do programa da nova presidência belga e uma introdução sobre a atuação da Coalizão, incluindo as iniciativas da rede sobre rastreabilidade e transparência.


 

AGENDA

 Webinar “Bioeconomia do Painel da Floresta – Ep. 2 – As castanhas no Brasil”
20 de outubro, das 10h às 12h (horário de Brasília)
Realização: Coalizão Brasil e Uma Concertação pela Amazônia
Apoio: Fundo JBS pela Amazônia
Assista aqui

Caminhos do Agro para a COP 28
27 de outubro, das 08h30 às 12h30 (horário de Brasília)
Local: Fiesp, São Paulo
Participação: Coalizão Brasil
Realização: Fiesp, ABAG e SRB
Inscrições aqui

2ª Plenária de 2023
20 de dezembro, das 14h às 17h (horário de Brasília)
Local: São Paulo (presencial)


ADESÕES RECENTES À COALIZÃO

 

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.