09/2022

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Desenvolvimento do Brasil está ligado à conservação ambiental

Combate ao desmatamento e à perda de recursos naturais é uma das três mensagens-chave do movimento para os candidatos às eleições; é possível aumentar a produção agrícola e a área florestal sem derrubar um hectare de floresta
 

b69 texto1 800x439

Desenvolvimento sem desmatamento é uma das três mensagens-chave da Coalizão Brasil para os candidatos ao pleito de outubro, reunidas em um documento com propostas concretas e viáveis para atender aos anseios da população e às urgências da área agroambiental.

Junto com a segurança alimentar e a geração de emprego e renda, esse pilar é fundamental na visão do movimento para o Brasil pós-eleições. Para a Coalizão, os principais desafios do país não podem ser solucionados sem a conservação dos biomas, entre eles a Amazônia. “O desenvolvimento do Brasil está vinculado à conservação ambiental”, afirma o documento. Portanto, promover um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo, de baixo carbono e competitivo passa necessariamente pelo combate ao desmatamento.

Para Beto Mesquita, membro do Grupo Estratégico e colíder da Força-Tarefa Código Florestal da Coalizão, o país “estará jogando fora o seu futuro, bem como o seu presente” ao não frear o desmatamento. 

“As florestas e outros ecossistemas naturais são o seguro que temos para garantir nossa resiliência climática, ou seja, a capacidade da sociedade, do agronegócio, da indústria e das cidades de enfrentarem de maneira menos arriscada as mudanças climáticas, que já estamos vivenciando”, alerta Mesquita, que é diretor da BVRio.

Em 2021, o agro nacional respondeu por 27,4% do PIB brasileiro e empregou 18,45 milhões de pessoas, ou 20% da população ocupada no país. A produção agropecuária, tão importante para o país, tem seu sucesso atrelado à conservação das florestas, devido ao papel desses ecossistemas de prover serviços fundamentais como a segurança hídrica, lembra Mesquita.

“Podemos crescer nossa produção e área agrícola sem desmatar um hectare de floresta e outros ecossistemas naturais”, assegura.

Mesquita também destaca que a manutenção da floresta e outros ecossistemas naturais em pé são fundamentais para os modos de vida e geração de renda de povos e comunidades tradicionais, que precisam ser respeitados.

Propostas para os candidatos

Com relação ao combate ao desmatamento, o documento com as propostas aos candidatos destaca o seguinte conjunto de medidas:

Confira o documento completo com as propostas da Coalizão aqui.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.