Nº 89
05/2024

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão atua para aumentar transparência na cadeia agropecuária

Foto: Judson Castro/iStock

Além da rastreabilidade individual de bovinos, que rendeu uma proposta entregue ao Ministério da Agricultura e Pecuária em março, a Coalizão tem se dedicado a um trabalho semelhante voltado para a cadeia da soja. Ao lado de novos interlocutores e antigos parceiros, a rede discute como dar transparência à produção de commodities, garantindo que os atores envolvidos estejam desvinculados de práticas de desmatamento. 

Em maio, o movimento organizou e participou de um evento sobre bioeconomia com o objetivo de levantar subsídios para influenciar a discussão do tema na cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. No âmbito interno, líderes das forças-tarefa participaram de uma imersão em São Paulo para o planejamento de ações que serão realizadas nos próximos anos, baseadas nas propostas elaboradas pela Coalizão no documento “O Brasil que vem”. 

As especificidades do desmatamento no Cerrado são o tema da entrevista desta edição com Ane Alencar, colíder da Força-Tarefa Combate ao Desmatamento. 

Boa leitura!

Reportagens

Informes

Nova contratação – Iuri Cardoso é o novo coordenador de Advocacy da Coalizão e atuará em Brasília. Graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela USP, possui experiência em relações governamentais e advocacy nas áreas de uso da terra e clima. Em sua trajetória, liderou projetos de monitoramento e incidência política em temas como concessões florestais, mercado de carbono e Código Florestal.

Reforço na Coordenação Executiva – Tainah Godoy, secretária executiva do Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR), passa a atuar também como analista sênior de Relações Institucionais da Coalizão. É geógrafa pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas.

Novidade no ORR – O Observatório conta agora com uma analista de dados geoespaciais. Bárbara Paes é geógrafa, formada com ênfase em geoprocessamento pela PUC Minas, e mestre em Geografia Aplicada e Geotecnologias pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência em geoprocessamento aplicado à conservação ambiental, modelagem espacial, análise ambiental integrada e estudos socioambientais no terceiro setor, órgãos públicos e empresas privadas.

Relatório de Atividades 2023 – Com um projeto gráfico inovador, o documento apresenta as principais realizações da rede no ano passado, como as discussões das forças-tarefa, os avanços na agenda internacional, as ações de advocacy e indicadores de comunicação. Confira aqui.

Organização da V Conferência Nacional do Clima – Iuri Cardoso, coordenador de Advocacy da Coalizão, participou de reunião da comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Mudança do Clima. Presidida pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva, a conferência acontecerá em dezembro e tem como principal objetivo gerar subsídios para a Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Coalizão contribui com Conaveg – Líderes de seis forças-tarefa do movimento participam como representantes nos subgrupos das Câmaras Técnicas da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg). Dessa forma, têm apoiado com informações técnicas o processo de revisão do Plano Nacional de Vegetação Nativa (Planaveg). As mais recentes contribuições foram às câmaras de Arranjos de Implementação e Economia da Restauração.

 

Agenda

 

Adesões à Coalizão

 

Desligamento da Coalizão

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.