Nº 56
05/2021

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Coalizão chega ao marco de 300 membros

O sexto aniversário da Coalizão Brasil se aproxima em meio a um cenário de desafios, como a evolução da pandemia e aumento dos números do desmatamento e, por outro, de busca constante pelo diálogo. Neste mês de maio, o movimento chegou ao marco de 300 membros, entre representantes do agronegócio, setor financeiro, sociedade civil e academia.

Os seis anos da Coalizão serão celebrados na plenária, em 2 de junho, na qual as lideranças do movimento apresentarão um balanço dos trabalhos. Será também promovido o debate “Produzir, conservar e adaptar: o futuro do uso da terra”, uma vez que já não basta conciliar produção agropecuária e conservação ambiental. A mudança do clima é uma realidade e é fundamental nos adaptar a ela.

Um mapeamento da Coalizão identificou que as empresas já utilizam dados sobre desmatamento em sua tomada de decisão. O trabalho da Força-Tarefa Dados de Desmatamento levantou também as principais dúvidas do setor privado que, se esclarecidas, tornam o uso desses dados mais estratégico.

Em parceria com o Valor Econômico, a Coalizão iniciou uma série de webinários que tem o objetivo de preparar o movimento para a COP 26. O primeiro encontro foi realizado em 26 de abril, após a Cúpula do Clima, e o próximo debate da série acontece em 27 de maio, com o tema “O que diz a Ciência: o papel do Brasil no cenário climático internacional”.

Além disso, a Coalizão manifestou-se com celeridade quando foi colocado em pauta para votação o Projeto de Lei do Senado (PLS) 510. O movimento mostrou os pontos controversos do texto, que podem incentivar mais ocupações ilegais de terras públicas e desmatamento e trazer prejuízo às populações tradicionais.

Boa leitura!

Reportagens
Informes
Artigo sobre restauração na revista Agroanalysis – A parceria entre a Coalizão e a publicação da FGV foi retomada e o segundo artigo, publicado na edição de maio, aborda como o Brasil pode exercer protagonismo na Década da Restauração de Ecossistemas. Os autores são Miguel Calmon, consultor sênior do Programa Florestas do WRI Brasil , Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo, e Yugo Matsuda, então gerente corporativo de Meio Ambiente da Suzano S.A. Leia a íntegra aqui

Parceria com a Globo Rural – A partir de junho, também teremos um espaço para publicar artigos no site da revista Globo Rural. Acompanhe! Caso queira escrever, mande um e-mail para joice@coalizaobrasil.org. Os textos devem ser sempre assinados por dois autores, de setores diferentes, membros da Coalizão.

Agenda
• Série Coalizão Brasil para a COP 26 – O que diz a ciência: o papel do Brasil no cenário climático internacional
27 de maio de 2021, das 14h às 15h30
Realização: Valor Econômico
Apoio: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: on-line
Mais informações aqui

• 2ª Reunião do GE
1º. de junho de 2021, das 14h às 16h30
Local: online

• 1ª Plenária de 2021 da Coalizão Brasil
2 de junho de 2021, das 14h às 16h30
Transmissão ao vivo pelo YouTube

• 2ª Reunião Geral do Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
22 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

• 2ª Reunião Geral do Fórum Agropecuária e Silvicultura
24 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

• 2ª Reunião Geral do Fórum Floresta Nativa
29 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

• 2ª Reunião Geral do Fórum Desmatamento
30 de junho de 2021, das 14h às 16h
Local: on-line

Adesões recentes à Coalizão

• ADM do Brasil
• Aranndu
• Climate Reality Project – Brasil
• FS Fueling Sustainability
• Henvix Ambiental
• Instituto Campeão
• Observatório de Justiça e Conservação – OJC
• Senise & Paiva Advogados

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.