Nº 91
07/2024

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão se prepara para ações no segundo semestre

Foto: María Isabel Oliveira

Julho começou com um balanço dos trabalhos na Coalizão. Em plenária realizada em São Paulo, o movimento apresentou os avanços obtidos no primeiro semestre, focando em agendas que prometem trazer novos resultados até o fim do ano: bioeconomia, Código Florestal, mercado de carbono, segurança alimentar e rastreabilidade e transparência.

Foi também um momento para reflexões sobre a agenda internacional, com um debate sobre os desafios do Brasil no G20 e nas conferências da ONU sobre Clima (COP 29) e Biodiversidade (COP 16). 

Além de trazer as perspectivas levantadas pela plenária, este boletim conta como foi a atuação do movimento na Sobre 2024, a principal conferência do país sobre restauração ecológica. Também traz uma análise do Plano Safra 2024/2025 e um alerta sobre a necessidade de financiamento e apoio técnico aos viveiros de mudas de espécies nativas. E apresenta, ainda, os perfis de pessoas que trabalham com silvicultura na Amazônia. 

Boa leitura!

Reportagens

Informes

2º Encontro de Membros da Coalizão – O encontro anual, que ocorrerá no dia 1º de agosto, às 14h, no formato virtual, oferece a oportunidade para os membros da rede apresentarem suas dúvidas e sugestões sobre a atuação do movimento aos integrantes das instâncias de governança. Inscreva-se aqui

Estudo sobre PRA e PRADA – A Coalizão, o Diálogo Florestal e o Observatório do Código Florestal lançaram, na 5ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre 2024), a publicação “Desafios e oportunidades dos Programas de Regularização Ambiental: resumo de webinários e contribuições da sociedade civil”. A obra é resultado da segunda série de eventos organizada pelas instituições, que contou com debates entre governos, setor produtivo, sociedade civil e academia sobre a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRAs) e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs) em seis estados brasileiros e no contexto da União. Leia a publicação aqui.

Reuniões sobre mercado de carbono – Iuri Cardoso, coordenador de Advocacy da Coalizão, reuniu-se com a assessoria do senador Beto Faro (PT-PA) no dia 27 de junho, para discussão do posicionamento da Coalizão sobre o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). O mesmo assunto foi abordado em encontro com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) no dia 10 de julho, em que estiveram presentes, além de Cardoso, Gabriela Savian e Viviane Romeiro, colíderes da FT Mercados de Carbono, e o cofacilitador Fernando Sampaio.

Reunião com Serviço Florestal Brasileiro (SFB) – Beto Mesquita, colíder da FT Código Florestal, e Carolle Alarcon, gerente executiva da Coalizão, se reuniram em 26 de junho com Marcus Vinicius da Silva Alves, diretor de Regularização Ambiental Rural do SFB, para discutir como a Coalizão pode apoiar a aceleração da execução dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (PRADAs).

Audiência pública sobre Código Florestal – No dia 16 de junho, durante a Virada Parlamentar Sustentável, foi realizada audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas para debater os desafios da implementação do Código Florestal. Foram duas mesas somando mais de 10 convidados, como Laura Antoniazzi (Agroicone), colíder da FT Restauração, além de representantes de outras organizações que integram a Coalizão, como Ipam e Diálogo Florestal.

Nova colíder da FT Segurança Alimentar – Carla Gheler, coordenadora da Câmara Temática de Sistemas Agroalimentares do CEBDS, assume a coliderança da Força-Tarefa Segurança Alimentar, ao lado de Mariana Pereira, gerente de Programas da Fundação Solidaridad.

Reforço na Coordenação Executiva – Isabela Shinzato, graduada em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP, é a mais nova analista do time da Coordenação Executiva da Coalizão. Com experiência em gestão de projetos, processos administrativos e financeiros nos setores público e privado, Isabela atuou na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em consultoria de investimento social privado e filantropia. Foi, ainda, pesquisadora bolsista pelo Programa de Recursos Humanos (PRH 33.1) da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Agenda

2º Encontro de Membros da Coalizão
Data: 1º de agosto, das 14h às 16h
Inscrições: aqui (fechado para integrantes da rede)
Local: online

Adesões à Coalizão

Bioplanta

Corredor Ecológico do Vale do Paraíba

E2Carbon Consultoria e Gestão

Ecomatrix

Harpia Meio Ambiente

Lemon Energia

Raiar Orgânicos

Violet

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.