Nº 65
04/2022

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Iniciativas da Coalizão avançam rumo a seus objetivos

O primeiro trimestre de 2022 da Coalizão Brasil trouxe avanços e fortalecimento de algumas de suas iniciativas, que contribuem, dessa forma, na jornada pelo uso sustentável da terra e conservação das florestas.

Um novo estudo, realizado sob o guarda-chuva da Coalizão, elaborou critérios para melhorar o reporte e qualificar os dados sobre áreas em restauração no país. O objetivo, explica Julio Tymus, especialista da TNC, é “entender se tais áreas irão perdurar no tempo e se consolidar como floresta”. Tymus, coautor do levantamento, explica neste boletim como são esses critérios, que representam um passo importante para incrementar o Observatório da Restauração e Reflorestamento.

Este informativo traz também os resultados de um mapeamento feito pelo GT Nativas sobre projetos e pesquisas de silvicultura de espécies nativas da Mata Atlântica no estado do Espírito Santo. Os dados coletados ajudarão a nortear as ações de fomento desse setor.

Por falar em norte, resgatar e valorizar o que já tem sido realizado de positivo e identificar sinergias com parceiros também são momentos importantes para encontrar oportunidades para seguir em frente. Cada etapa é um passo a mais no caminho certo. É isso que mostramos neste boletim.

Boa leitura!

Reportagens
Informes
Reunião do Grupo Estratégico – O primeiro encontro de 2022 aconteceu no dia 8/3. Na pauta estavam as prioridades da Coalizão no ano, como os trabalhos das forças-tarefa e a agenda internacional, além do PL 191/2020, que permite a mineração de recursos minerais em terras indígenas. A Coalizão divulgou um posicionamento no dia seguinte com críticas ao texto.

Amazon Investor Coalition – Rachel Biderman (CI), cofacilitadora da Coalizão, participou, no dia 4/4, do Amazon Investor Coalition, plataforma que reúne investidores privados, filantropias, governos e organizações sem fins lucrativos para alavancar o desenvolvimento econômico que valoriza a floresta.  No podcast, Rachel abordou, entre outros assuntos, o plano de ação da bioeconomia da Coalizão, o trabalho do Observatório da Restauração e Reflorestamento e as contribuições da Amazônia para a descarbonização da economia brasileira.

Artigo na revista Agroanalysis – Na edição de março da publicação da FGV, Laura Lamonica, coordenadora executiva do movimento, destacou a importância do diálogo como forma de se obter avanços no uso da terra, e como essa capacidade de escuta, fala e construção de pontes será ainda mais importante em 2022. Leia o artigo aqui.

Parceria com o site PlenaMata – A Coalizão deu início a uma parceria com o site PlenaMata para a publicação de artigos mensais. O primeiro, assinado por André Guimarães (Ipam), abordou a crise dos fertilizantes, destacando que as soluções estão fora das terras indígenas. Leia aqui.

Marcello Brito no Global Landscapes Forum – O GLF selecionou o discurso que Marcello Brito proferiu na conferência “GLF Climate: Forests, Food, Finance – Frontiers of Change”, em 2021, para a campanha “palestrante imprescindível”. Marcello, à época cofacilitador da Coalizão, afirmou que o consentimento é a chave para unir poder público, organizações da sociedade civil e entidades privadas em torno de uma decisão. Assista ao discurso aqui.

Revisão do Planaveg – Rubens Benini (TNC) e Miguel Calmon (CI) foram entrevistados, como representantes de suas respectivas organizações e também da Coalizão, por uma consultoria contratada pelo Ministério do Meio Ambiente para realizar o balanço e o monitoramento das ações previstas no Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa.

Os avanços da Coalizão na agenda da restauração – Laura Lamonica, coordenadora executiva, e Renato Grandelle, coordenador de comunicação da Coalizão, escreveram um artigo para a publicação “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade civil”, do Diálogo Florestal, enumerando alguns trabalhos do movimento relacionados à área da restauração. A publicação integra a série “Cadernos do Diálogo” e será lançada no dia 13 de abril.  O Diálogo Florestal conta, em seu Conselho de Coordenação, com Beto Mesquita, membro do Grupo Estratégico da Coalizão.

Agenda
• Lançamento da publicação “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade civil”
13 de abril, às 15h
Local: YouTube do Diálogo Florestal
Adesões recentes à Coalizão

• Metos Brasil
• Trennepohl Advogados

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.