Nº 91
07/2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Coalizão leva projetos de espécies nativas e restauração à Sobre 2024

Conferência foi oportunidade para rede compartilhar visão sobre agendas; Observatório da Restauração promoveu articulação com coletivos biomáticos

Grupo de pessoas em pé

Descrição gerada automaticamente
Representantes dos coletivos que promovem mapeamentos de projetos de restauração em cada bioma do país: da esquerda para a direita, Rodrigo Freire (Amazônia), Solange Kimie Ikeda (Pantanal), Ana Paula Rovedder (Rede Sul – Pampa), Carol Sacramento (Cerrado), Ana Claudia Destefani (Caatinga) e Rubens Benini (Mata Atlântica), que também é colíder da FT Restauração da Coalizão. Foto: Renato Grandelle/Coalizão Brasil

Representantes da Coalizão Brasil estiveram presentes na 5ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, maior evento sobre o tema no país. Organizado pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre), o encontro aconteceu nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) entre os dias 8 e 12 de julho. 

“É um evento importante para debatermos a restauração no aspecto técnico e acadêmico, mas também para discutir lacunas, cases e políticas com profissionais e organizações da sociedade civil envolvidos em restauração”, ressalta Maiara Beckrich, coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão. 

O movimento organizou quatro painéis na conferência, sendo um deles em parceria com o Diálogo Florestal. As discussões focaram em temas importantes para a rede, como a implementação do Código Florestal, o fomento à silvicultura de nativas e a regularização ambiental. 

“Foi uma oportunidade de apresentar o que temos defendido no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas (PP&D-SEN), que é uma silvicultura feita por meio de sistemas complexos e diversos, com cobertura contínua, geração de emprego e renda e restauração ecossistêmica”, explica Beckrich. O PP&D-SEN tem o objetivo de criar sítios de pesquisa na Amazônia e na Mata Atlântica e de estudar polos de referência ligados ao manejo e uso sustentável de espécies nativas. 

Beto Mesquita, fundador do Diálogo Florestal e colíder da Força-Tarefa Código Florestal da Coalizão, considera que o evento da Sobre foi histórico. “Além de bater recordes de participantes e paineis, ele marcou a ‘chegada’ com força total da juventude e dos povos indígenas no ecossistema institucional da restauração”, ressalta. 

Observatório da Restauração e Reflorestamento em evidência

O Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR), plataforma criada pela Coalizão e parceiros em 2021, foi tema de um painel e, ainda, organizador do minicurso “Governança de dados e uso de plataformas geoespaciais do Pacto da Mata Atlântica, Araticum, ORR e Conservador da Mantiqueira”. 

“Durante o minicurso, pudemos treinar os participantes no uso dessas plataformas, capacitando, em especial, integrantes de coletivos biomáticos”, destaca Tainah Godoy, secretária-executiva do ORR. 

O Observatório reuniu-se com as lideranças dos seis coletivos biomáticos – Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Rede Araticum, Aliança pela Restauração da Amazônia, Rede para a Restauração da Caatinga (Recaa), Rede Sul e Pacto pela Restauração do Pantanal –, abordando como o grupo pode construir um banco de dados integrados para melhor monitoramento da restauração no Brasil. “Cada coletivo está em um momento diferente de maturidade na atuação. Então foi ótimo para conversarmos sobre uma articulação conjunta”, comenta Godoy.

Leia também
Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.