10/2017

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

COP 23 é tema de reunião de alinhamento entre membros da Coalizão

Foto: Luana Maia/Coalizão

No dia 19 de outubro, a Coalizão Brasil realizou uma reunião com alguns membros para um alinhamento geral sobre a próxima conferência do clima, a COP 23, que acontecerá em Bonn, Alemanha, entre 6 e 17 de novembro.

Segundo Fabio Marques, consultor da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o tema central dessa COP será a regulamentação, já que, de forma geral, a maior parte dos países signatários do Acordo de Paris encontram-se na fase de implementação de seus compromissos. Para isso, os debates devem abordar a transição do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Quioto, para um novo mecanismo, no âmbito do Acordo de Paris, conhecido como Sustainable Development Mechanism (SDM). A agenda de financiamento e o mecanismo REDD+ também devem ser temas importantes da conferência.

A Coalizão realizou este ano um amplo debate interno sobre principais pontos que precisam ser contemplados para uma estratégia de implementação da NDC (a meta climática) brasileira. O resultado desse debate foi enviado em resposta à consulta Pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre o tema.

A principal mensagem que a Coalizão irá levar à COP é de que, embora o Brasil esteja passando atualmente por um processo de retrocessos socioambientais, foram dados passos importantes em direção à economia de baixo carbono, com a construção de ferramentas inéditas no mundo, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A Coalizão estará presente na COP 23 a partir do dia 10 de novembro e já tem a confirmação de que pelo menos mais 20 membros também irão à conferência. Na reunião, foram apresentados os eventos que a Coalizão irá promover na COP 23 e os eventos de membros do movimento que foram mapeados até o momento.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.