06/2020

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Plenária on-line marca o aniversário de 5 anos da Coalizão Brasil

texto 1 boletim 47

Coalizão Brasil comemorou seus cinco anos de existência com a Primeira Plenária de 2020, realizada, pela primeira vez, em formato totalmente on-line, no dia 8 de junho. O encontro virtual, transmitido pelo canal do YouTube do movimento e pela UOL, teve audiência de cerca de 260 pessoas assistindo ao vivo o debate e já acumula mais de 5 mil visualizações.

Na abertura da plenária, os cofacilitadores, André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipam), e Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), agradeceram a todos que têm contribuído para o trabalho da Coalizão ao longo desses 5 anos.

“Quero saudar a todos que nestes últimos cinco anos fizeram parte dessa iniciativa e já saúdo de braços abertos aqueles que irão se juntar a esta Coalizão no dia de amanhã. Há tempos eu não via um grupo tão coerente em busca de convergência e com o desejo salutar de construção para o País”, disse Marcello Brito.

André Guimarães lembrou da responsabilidade do movimento em contribuir para o “novo normal” no pós-pandemia. “Precisamos continuar a executar as tarefas que temos como meta, mas também contribuir para a qualidade do debate que vai acontecer no País e no cenário internacional em relação à reconstrução econômica”, lembrou.

Fernanda Macedo, coordenadora de Comunicação e Advocacy da Coalizão, apresentou um panorama sobre as ações de advocacy realizadas no ano. No primeiro semestre de 2020, a Coalizão realizou reuniões com representantes do governo, a maioria delas on-line devido ao distanciamento social, em especial sobre os temas de regularização fundiáriapagamento por serviços ambientais e crédito rural. Também houve a reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão a respeito do Conselho da Amazônia, e eventos com o Ministério Público Federal e Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a importância do combate à ilegalidade na Amazônia.

No segundo bloco da plenária, Laura Lamonica, coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão, conduziu uma rodada de atualização e balanço do trabalho em 2020 de cada um dos quatro Fóruns de Diálogo da Coalizão.

Na terceira parte da plenária, houve o debate com o tema “Uso da terra no mundo pós-pandemia”, com participação de Ana Luci Grizzi, sócia da área ambiental do Veirano Advogados; Joice Ferreira, ecóloga e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental; Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi e coordenadora da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável da Rede Brasil do Pacto Global; e Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP. A mediação foi feita pelos cofacilitadores da Coalizão. O debate foi realizado em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global e teve transmissão ao vivo também pela UOL.

O formato on-line da plenária atraiu um público novo para o evento. Entre os inscritos, mais de 60% são de organizações não membro e mais de 45% são pessoas de fora de São Paulo. Dessa forma, a coordenação da Coalizão acredita que o alcance das mensagens do movimento nesta plenária conseguiu atingir um público novo.

Assista ao vídeo completo da Plenária aqui.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.