Nº 47
06/2020

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

5 anos de Coalizão Brasil: crescimento e muitos desafios pela frente

A Coalizão Brasil completa cinco anos de trajetória em um momento marcado por grandes incertezas e alertas, trazidos pela pandemia da Covid-19 e pelos números alarmantes com relação ao desmatamento na Amazônia. Esse cenário vem somar-se a outros desafios da agenda de clima, florestas e agricultura, que motivam o movimento a seguir em frente.

Como afirmou André Guimarães, cofacilitador da Coalizão, durante a primeira Plenária de 2020, realizada em 8 de junho, o movimento tem a responsabilidade de “contribuir para a qualidade do debate que vai acontecer no país e no cenário internacional em relação à reconstrução econômica”. Marcello Brito, também cofacilitador, destacou a união dos membros da Coalizão “em busca de convergência e com o desejo salutar de construção para o País”.

Apesar dos desafios deste cenário, a Coalizão realizou mais de 20 reuniões com representantes do governo em 2020. Os temas abordados pela Coalizão em seu advocacy foram a regularização fundiária, pagamento por serviços ambientais e o crédito rural. Houve também uma reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, a respeito do Conselho da Amazônia, e diálogos com o Ministério Público Federal sobre a importância do combate à ilegalidade na floresta.

Os Fóruns de Diálogo, que apresentaram balanço de suas atividades na Plenária, já têm as próximas reuniões gerais marcadas, ainda para este mês (junho). E o Grupo Estratégico definiu o foco do movimento até o final do ano: combate ao desmatamento, regularização fundiária, mercado de carbono e rastreabilidade da carne.

Seguimos em frente!

Reportagens
Informes

Artigos na Página 22 – Confira quatro artigos da Coalizão Brasil  publicados na revista, como parte de uma parceria para discutir soluções para a nova realidade que surgirá após a pandemia: “A necessária inclusão dos trabalhadores informais”, de Roberto Waack, Vânia Bueno e Kalil Cury Filho; “Sociedade, saúvas e sustentabilidade”, de Sergio Mindlin; “Desastres crônicos e agudos: sapos cozidos e engolidos”, de Roberto Waack e Fernanda Rennó; e “Restauração florestal, mudanças à vista?”, de Roberto Waack.

Consultoria para rastreabilidade da carne – A Força-Tarefa que trata de rastreabilidade da carne contará com o trabalho da consultoria Agrosuisse para elaborar um diagnóstico do status de como tem sido realizado o controle de origem da carne no Brasil, em especial na Amazônia.

Consultoria para plataforma de monitoramento – A Agrosatélite foi a empresa selecionada para realizar dois serviços para o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento de áreas de restauração e reflorestamento no Brasil. O primeiro, que diz respeito à elaboração de um banco de dados espacial das iniciativas de restauração, deverá ser concluído até o final de junho. A segunda etapa, que será o desenvolvimento da plataforma em si, está sendo iniciada agora. As contratações tiveram o apoio do WRI Brasil.

Estudo sobre importância econômica da biodiversidade – Encerrou-se em 10/6 o prazo de inscrição (primeira etapa) para os interessados em participar do processo de seleção para a realização de um estudo para coleta e análise de dados sobre a importância econômica do uso direto da biodiversidade para o Pará. Os selecionados da primeira etapa desta contratação, que tem o apoio da The Nature Conservancy (TNC), serão divulgados no dia 20/6.

Atualização de nota técnica sobre PSA  A “Nota técnica sobre o Projeto de Lei nº 5028/2019 – Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais”, que havia sido elaborada pela Força-Tarefa de PSA em fevereiro, foi atualizada agora em junho. A nota será apresentada à Comissão de Meio Ambiente do Senado em breve.

Live sobre PSA – No dia 8/6, Rubens Benini, da The Nature Conservancy (TNC), representou a Força-Tarefa de PSA da Coalizão no webinar “Pagamento por Serviços Ambientais e o governo federal”, promovido pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, que teve a participação de Joaquim Leite, secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Também fizeram parte do debate representantes da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP).

Agenda
• Webinar: O Agro dentro da Porteira: desafios da produção agrícola nacional em tempos de pandemia
15 de junho, às 17h
Realização: Abag
Local: online, no YouTube da Abag
Inscrições pelo e-mail forum@abag.com.br

• 2ª Reunião do Fórum Agropecuária e Silvicultura
24 de junho, das 10h às 12h
Local: online
Inscrições aqui

• 2ª Reunião do Fórum Floresta Nativa
24 de junho, das 14h às 16h
Local: online
Inscrições aqui

• 2ª Reunião do Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
25 de junho, das 14h às 16h
Local: online
Inscrições aqui

• 2ª Reunião do Fórum Desmatamento
30 de junho, das 14h às 16h
Local: online
Inscrições aqui

• Revisão 2050 – Planejando o mundo pós-pandemia: Biodiversidade e Florestas
8 de julho, das 8h às 9h
Realização: CEBDS
Local: online
Mais informações aqui

• Reunião do Grupo Estratégico
2 de setembro, das 14h às 18h
Local: São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

• BRFLOR
• IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.