Nº 85
01/2024

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão acompanha avanços em temas estratégicos junto ao governo

Foto: Divulgação/WRI

2024 começou com boas expectativas de avanços em legislações e projetos relacionados à agenda da Coalizão Brasil. Leis referentes a pagamento por serviços ambientais e concessões florestais precisam ser implementadas e o movimento também aguarda iniciativas que promovam políticas sobre temas como bioeconomia e rastreabilidade nas cadeias de commodities

Rastreabilidade é, aliás, um dos temas com os quais a Coalizão tem trabalhado, ao lado de parceiros, para contribuir com conhecimento técnico junto ao poder público. A estratégia defendida pela rede foi divulgada recentemente em um documento e levada para discussão no Ministério da Agricultura e Pecuária. Outra temática que vem avançando é a da silvicultura de nativas, conciliando fomento à pesquisa científica, geração de renda e comunicação com o poder público.

Este boletim traz ainda uma entrevista com o embaixador José Carlos da Fonseca, que deixou a cofacilitação da Coalizão em dezembro, ao término de seu mandato de dois anos.

Boa leitura!

Reportagens

INFORMES

ORR é indicado ao Earthshot Prize – O Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR) foi indicado pela Restor, plataforma global sobre restauração, a concorrer ao prêmio Earthshot Prize, na categoria “Proteger e Restaurar a Natureza”.  O Earthshot Prize, criado em 2020 pelo príncipe William, do Reino Unido, é uma premiação anual que financia projetos de preservação do meio ambiente e proteção aos ecossistemas.

Relatório de Rastreabilidade: Foi lançada a publicação “Oportunidades para cadeias livre de desmatamento por meio de parcerias de países produtores e consumidores”, documento que traz as discussões e resultados obtidos pelo workshop de rastreabilidade realizado em outubro em Brasília pela Coalizão e organizações parceiras. Acesse o documento aqui.

Implementação do Código Florestal: Em artigo publicado na coluna Vozes do Agro, do site Globo Rural, João Adrien, head de ESG Agro do Itaú BBA e membro do Grupo Executivo da Coalizão, e Leonardo Munhoz, pesquisador do Observatório da Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas, destacam os atuais entraves e a importância da implementação do Código Florestal. Leia aqui o artigo completo.

 

AGENDA

1ª Reunião do GE
Data: 5 de março, das 14h às 17h
Local: São Paulo

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.