Nº 71
11/2022

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

COP 27 começa em meio a expectativas de mudanças na agenda agroambiental no Brasil

Os últimos meses de 2022 trazem a expectativa de uma guinada nos planos e ações futuros em relação à agenda de clima e uso do solo no Brasil. As eleições para o Congresso Nacional e para a Presidência da República, em especial, mobilizaram parte da sociedade que enxerga a urgência dessas temáticas para o desenvolvimento sustentável do país e o bem-estar de sua população.

O processo eleitoral vem seguido pelo início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm el-Sheikh, no Egito. Na convenção, o Brasil deve retomar o protagonismo diplomático das negociações sobre o clima, aumentando a expectativa mundial de que o país estanque o desmatamento ilegal e seja exemplo na adoção de uma economia sustentável, de baixo carbono e inclusiva, em especial para os povos que vivem na Amazônia.

Nesta edição do boletim, membros da Coalizão comentam os principais desafios a serem enfrentados pelo governo eleito e as expectativas para a COP 27, que deve investir em ações urgentes a fim de conter a elevação do aquecimento global a 1,5ºC. Conheça também os eventos organizados pela rede e sua participação na conferência global.

Ainda, André Lima, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e da plataforma Farol Verde, faz um balanço sobre os parlamentares eleitos e como vê a atuação de movimentos como a Coalizão junto ao Congresso Nacional a partir de 1º de janeiro de 2023.

Reportagens
Informes
Webinares sobre PRAs e PRADAs – De novembro a março, o Diálogo Florestal, em parceria com o Observatório do Código Florestal e a Coalizão, realizará a segunda série de webinares sobre o status da implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e dos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs) nos estados. Serão abordadas as situações em Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Goiás. O primeiro webinar, sobre Santa Catarina, acontece no dia 23, às 14h30, com transmissão pelo YouTube do Diálogo Florestal.

Livro do Chapter Zero Brazil – O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e o Chapter Zero Brazil, do Fórum Econômico Mundial, lançam o livro “Governança climática no Brasil: Contexto e Desafios dos Conselhos de Administração”, em formato digital e gratuito, nesta quarta-feira (9), durante o 23º Congresso do IBGC, em São Paulo. A Coalizão contribuiu com o capítulo “Análise de oportunidades e riscos para gestores de empresas sobre agricultura e florestas no Brasil no contexto das mudanças climáticas”, em que discute o cenário brasileiro de conservação de florestas em acordo com o desenvolvimento agrícola.

Monitoramento da restauração – Entre 24 e 28 de outubro aconteceu a primeira oficina do Acelerador do Monitoramento da Restauração , um programa de desenvolvimento de capacidades para formuladores de políticas que buscam melhorar ou projetar sistemas de monitoramento eficazes para acompanhar o desempenho e os impactos das políticas de restauração. No dia 25, o Observatório da Restauração e Reflorestamento, plataforma da Coalizão, foi apresentado por Jefferson Ferreira, especialista em Geoprocessamento Sênior do World Resources Institute (WRI) Brasil.

Parlamentares na Pan-Amazônia – A coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão, Carolle Alarcon, participa nesta semana (9 e 10 de novembro) do encontro “Missão de Campo: Reuniões de Parlamentares de Países da Região Amazônica na Amazônia Colombiana”, organizado pela International Conservation Caucus Foundation (ICCF) e pelo Parlamento da Amazônia (Parlamaz). O objetivo do evento é promover o diálogo entre parlamentares da região, visando identificar desafios e oportunidades para a conservação e produção sustentável e inclusiva na Amazônia, por meio de esforços colaborativos que serão geridos pelo Legislativo. A missão de campo é cofinanciada pelo projeto regional do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia, sob a coordenação do Banco Mundial, e pelo Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF).

Artigo sobre a saúde do planeta e do ser humano – Em artigo publicado na coluna da Iniciativa Clima e Desenvolvimento do site da Época Negócios, Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília e membro do Grupo Estratégico (GE) da Coalizão, fala sobre a importância de se divulgar a interdependência entre a saúde do planeta e o bem-estar humano. Confira aqui.

Artigo sobre a COP 27 e as florestas – Roberto Waack, membro do GE da Coalizão e cofundador da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, aborda as expectativas para a COP 27 para o tema das florestas. Leia o artigo publicado no portal PlenaMata aqui.

Agenda
• Webinar “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs) – Santa Catarina”
23 de novembro, das 14h30 às 16h30
Realização: Diálogo Florestal, Observatório do Código Florestal e Coalizão Brasil
Assista aqui

• 4ª Reunião do Grupo Estratégico (GE)
5 de dezembro, das 10h às 13h
Local: São Paulo

• Webinar “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs) – Pernambuco”
8 de dezembro, das 14h30 às 16h30
Realização: Diálogo Florestal, Observatório do Código Florestal e Coalizão Brasil
Assista aqui

• 2ª Plenária da Coalizão
15 de dezembro, das 10h às 13h
Local: São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

• Amplia Sustentabilidade
• Hauschild & Rösler Consultores Associados
• Instituto Physis – Cultura & Ambiente

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.