03/2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Carolle Alarcon é a nova gerente executiva da Coalizão Brasil

Gestora ambiental estruturou Coordenação de Advocacy e liderou aproximação da rede com governo, parlamentares e embaixadas

Foto: Maressa Andrioli/Ateliê Selva

A gestora ambiental Carolle Alarcon assumiu esta semana a gerência executiva da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Carolle, que comandava a Coordenação de Advocacy, assumirá a vaga deixada por Laura Lamonica, que deixou o movimento na última sexta-feira, 1º de março.

Formada em Gestão Ambiental pela Esalq/USP e mestre em Silvicultura Tropical pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, Carolle tem mais de 14 anos de carreira e trabalhou em instituições como Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Idesam, Unesco e IUCN América do Sul. Conduziu agendas ligadas a áreas protegidas e de conservação, monitoramento de políticas públicas e mudanças climáticas, com experiências profissionais na Pan-Amazônia e no Nepal.

Ingressou na Coalizão em outubro de 2022 como coordenadora de Relações Institucionais, assumindo a gestão das forças-tarefa de nossa rede. Em agosto de 2023, transferiu-se para Brasília e para a recém-criada Coordenação de Advocacy, liderando a aproximação do movimento com diferentes atores no governo federal, Congresso Nacional e embaixadas. Foi, portanto, uma peça fundamental para a retomada e aprofundamento do diálogo da Coalizão em diversas instâncias, assim como na busca por novos interlocutores.

Carolle teve o apoio fundamental da Coordenação Executiva, liderada até a semana passada por Laura Lamonica, e do Comitê de Advocacy, capitaneado por Paulo Dallari, diretor de Relações Governamentais da Natura&Co, além de consultorias contratadas pela Coalizão. Em seu novo posto, permanecerá acompanhando de perto o advocacy, enquanto prossegue a estruturação de outros pilares do movimento.

“Estamos em um momento crucial na trajetória da Coalizão. Em meio a desafios globais e locais, seguimos comprometidos em fortalecer nossa presença internacional, ampliar nossa comunicação e engajar novos membros e segmentos em nossa missão. Estou ansiosa para liderar esses esforços ao lado de toda a rede”, afirma.

Além da contínua qualificação do advocacy, a Coalizão assumiu diversas frentes de trabalho em 2024. Na agenda internacional, buscará inserção em espaços políticos relevantes e fóruns multilaterais. Em comunicação, terá como objetivo alcançar maior visibilidade na imprensa e nas redes sociais. Na área de governança, procurará fortalecer seu caráter muiltissetorial, engajando novos membros e segmentos nas 12 forças-tarefa em atividade. Na esfera institucional, seguirá um plano de sustentabilidade financeira e uma série de medidas para o amadurecimento do Instituto de Apoio à Coalizão (IAC), a associação sem fins lucrativos que dá suporte jurídico, financeiro, administrativo e logístico ao movimento.

A Coalizão contratará em breve um(a) novo(a) titular para a Coordenação de Advocacy e um(a) analista de Relações Institucionais, que fará a ponte entre as Forças-Tarefa e o advocacy da rede.

Leia também
Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.