Nº 87
03/2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar

Coalizão adere a iniciativa com foco na transformação de sistemas alimentares

Rede foi convidada a integrar a Folu Brasil, que tem como pilares escalar práticas sustentáveis nas cadeias de alimentos e na agricultura familiar

Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

A Coalizão Brasil participou, em fevereiro, da primeira reunião sobre governança da iniciativa Folu (The Food and Land Use Coalition) Brasil. O grupo tem como objetivo acelerar a transformação no uso da terra e nos sistemas alimentares, além de focar na redução das emissões de carbono na atividade rural e na proteção e restauração de ecossistemas.

A iniciativa internacional foi criada em 2017 e chegou ao país no ano passado, em uma articulação capitaneada por Systemiq e WRI Brasil. Em suas fileiras, além da Coalizão, conta com entidades de diferentes setores: Cátedra Josué de Castro (USP), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Aya e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

No Brasil, a Folu buscará fazer a conexão entre os setores público e privado, e terá uma estratégia alicerçada em três pilares: escalar práticas sustentáveis nas cadeias de alimentos e na agricultura familiar; diversificar e intensificar a produção local de alimentos; e alinhar e fortalecer políticas públicas relacionadas à transformação dos sistemas alimentares. Para isso, tem realizado reuniões com órgãos do governo e diferentes organizações da sociedade civil.

“A participação na Folu Brasil poderá trazer insumos relevantes para qualificar o debate sobre segurança alimentar dentro da rede, que tem uma força-tarefa (FT) dedicada ao tema”, assinala Maiara Beckrich, coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão.

Segundo Beckrich, os objetivos da Folu Brasil estão alinhados às propostas da Coalizão listadas no documento “O Brasil que vem”, lançado em novembro de 2022 e endereçado a governos e parlamentares eleitos. Entre as propostas do movimento com maior afinidade à iniciativa, estão o lançamento de um plano nacional de alimentação saudável e biodiversa; a reestruturação do modelo de assistência técnica e extensão rural (Ater) e a promoção da agricultura familiar sustentável.

A reunião realizada no último dia 23 tratou da governança da iniciativa:

 “Estamos avaliando como seria a contribuição da Coalizão à iniciativa. A Folu levanta um debate recente dentro de nossa rede e que é de grande relevância para a agenda do uso da terra e para o país”, diz Bekrich.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site da Folu aqui.

Leia também
Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.