A Força-Tarefa Finanças Verdes trabalha com a identificação de oportunidades para financiamento de práticas sustentáveis no campo, como investimentos em agricultura de baixo carbono (ABC) e difusão de tecnologias que tornem o setor produtivo mais resiliente.
Desde sua criação, em 2020, o grupo envia contribuições anualmente ao Plano Safra, principal instrumento da política agrícola brasileira, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre as propostas ressaltadas pela força-tarefa estão a suspensão do financiamento para propriedades rurais em situação de irregularidade socioambiental e revisão do Programa ABC. A força-tarefa também contribuiu com consultas públicas do Banco Central e sobre o Plano Operacional ABC+.
O grupo defende, ainda, o uso do crédito rural como um incentivo à maior produtividade do setor agrícola, de modo que os produtores mais eficientes tenham prioridade no acesso ao financiamento. Outra pauta da força-tarefa é o fortalecimento do seguro rural, um mecanismo que consolidará a importância da dimensão climática nas análises de risco de instituições financeiras.