Após o período eleitoral que se encerra no fim do mês, os representantes do Executivo e Legislativo, em suas diferentes esferas, incumbências e alcance, e que assumirão seus mandatos para o próximo ciclo de quatro anos, serão interlocutores estratégicos para a Coalizão Brasil. O poder público é chave para avançarmos nas propostas de combate ao desmatamento, segurança alimentar e geração de renda e emprego que nos levarão a um desenvolvimento calcado na economia de baixo carbono, justa, inclusiva e competitiva.
Neste boletim, membros do Grupo Estratégico (GE), a mais alta instância de governança da Coalizão, destacam o papel dos governos estaduais e assembleias legislativas em temas como validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e fomento à agricultura sustentável. Ainda sobre o GE, damos as boas-vindas a sua mais nova integrante, Joana Chiavari, diretora associada do Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio).
Bem-vinda também é Carolle Alarcon, nova coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão, que será fundamental na articulação dos Fóruns de Diálogo e junto ao poder púbico, apresentada mais abaixo, neste informe.
Esta edição traz ainda um resumo das contribuições dos representantes da Coalizão em debates que ocorreram na Climate Week de Nova York.
Boa leitura!
Informes | ||
Nova coordenadora de Relações Institucionais – Carolle Alarcon passa a integrar a Coordenação Executiva da Coalizão, assumindo o papel de planejar e executar ações junto aos Fóruns de Diálogo e em articulação com o poder público. É formada em gestão ambiental pela Esalq/USP e possui mestrado em silvicultura tropical pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha. Com mais de 12 anos de carreira, atuou com temas como áreas protegidas e conservação, monitoramento de políticas públicas, mudanças climáticas e REDD+, engajamento de stakeholders e pesquisa na Amazônia brasileira.
Diálogos binacionais Brasil e Alemanha – A Coalizão participou de dois webinares organizados pelo Diálogo Agropolítico Brasil e a Alemanha (APD) em setembro. O primeiro, no dia 15, teve como tema os “Critérios de Sustentabilidade no Crédito Rural” e contou com a contribuição de Leila Harfuch, colider da FT Finanças Verdes do movimento e gerente-geral da Agroicone. O segundo, no dia 28, teve a participação da cofacilitadora da Coalizão, Rachel Biderman, e foi focado nos sistemas agroalimentares e nos desafios para a garantia de segurança alimentar no mundo. “Como dar escala à restauração de ecossistemas” – Essa foi a pauta da série de discussões realizadas pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), com o apoio da revista Página 22, do Programa de Meio Ambiente da ONU e da The Nature Conservancy (TNC). O cofacilitador da Coalizão, José Carlos da Fonseca Jr, representou o movimento no evento voltado para o papel das políticas públicas, no dia 20 de setembro. Assista aqui. Lançamento da plataforma Farol Verde – No último dia 20, o diretor de Relações Governamentais da Natura&Co e colíder do Comitê Eleições da Coalizão, Paulo Dallari, participou do lançamento da Farol Verde, uma plataforma de busca de candidatos com propostas alinhadas à pauta ambiental e climática. Confira na íntegra aqui. Carta de apoio às propostas ambientais da Coalizão – Os coletivos Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aliança pela Restauração na Amazônia, Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum), Coalizão pelo Pampa, Rede Sul de Restauração Ecológica e Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) assinaram uma carta endossando propostas elaboradas por diferentes iniciativas, incluindo as da Coalizão, para sensibilizar os candidatos às eleições para a pauta ambiental. Leia a “Carta de Apoio dos movimentos de restauração às propostas e iniciativas elaboradas visando às Eleições 2022” aqui. Reunião com a Embaixada da Noruega – Em visita a São Paulo no dia 15 de setembro, os Conselheiros para Clima e Floresta do governo da Noruega Vedis Vik e Mads Lie e representantes da embaixada norueguesa se reuniram com o cofacilitador da Coalizão José Carlos da Fonseca Jr e com a coordenadora executiva do movimento, Laura Lamonica. A conversa, ocorrida na sede da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), tratou de oportunidades na área de clima e florestas e da coordenação de esforços entre os setores público, privado e sociedade civil. |
||
Agenda | ||
• 4ª Reunião do Grupo Estratégico (GE) 5 de dezembro, das 10h às 13h Local: São Paulo • 2ª Plenária da Coalizão |
||
Adesões recentes à Coalizão | ||
|