A aguardada Cúpula da Amazônia aconteceu entre os dias 8 e 9 de agosto e a sociedade civil organizada brasileira e de outras nações amazônicas esteve presente para contribuir com as discussões em torno da agenda de desenvolvimento sustentável para a região. A Coalizão Brasil também acompanhou os eventos antes, durante e após a Cúpula, tendo organizado, em parceria com outras instituições, alguns dos debates.
Neste boletim, trazemos uma análise, feita por nossos membros, dos principais resultados das rodadas de conversa da sociedade civil e das deliberações dos oito chefes de Estado dos países amazônicos. Agora, a Coalizão se prepara para ajudar a construir planos de ação e aterrissar as propostas trazidas na Declaração de Belém, principal documento da cúpula.
Uma das frentes que pode levar à geração de emprego e renda na Amazônia é a silvicultura de nativas, atividade que é alvo de estudos na Coalizão através de um programa de pesquisa e desenvolvimento. O projeto, focado no aprimoramento de espécies nativas na floresta amazônica e na Mata Atlântica, foi contemplado este mês por uma doação de US$ 2,5 milhões, feita pela Bezos Earth Fund. Contamos mais neste informe sobre o investimento.
Veja, também, os novos membros que chegam aos Grupos Estratégico e Executivo da Coalizão, representando os setores agro e financeiro, que contribuirão para o debate de temas caros ao movimento.
Boa leitura!