A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) começa no próximo dia 30 e a Coalizão Brasil acompanhará de perto as discussões envolvendo agendas caras ao movimento e que terão destaque em Dubai. Sistemas alimentares, rastreabilidade, agricultura de baixo carbono e bioeconomia serão temas de painéis com a organização ou participação do movimento. Confira uma reportagem com o nosso calendário.
Neste boletim, lideranças da Coalizão comentam como deverão ser as discussões sobre as metas climáticas dos países signatários do Acordo de Paris, financiamento e o desafio dos combustíveis fósseis, entre outros temas.
Este informativo traz, ainda, uma entrevista sobre as complexidades do ordenamento territorial do país e uma análise do mais recente posicionamento da Coalizão, em defesa de um projeto de lei que visa regulamentar o mercado brasileiro de carbono.
Boa leitura!
INFORMES
Bioeconomia no G20 – A Coalizão Brasil faz parte da Força-Tarefa para Mobilização contra Mudanças Climáticas, grupo que reúne diferentes organizações com o objetivo de elaborar contribuições para a agenda de bioeconomia do Brasil durante o período em que o país assume a presidência do G20. A FT organizou uma reunião com o embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, no dia 16 de outubro, para que a sociedade civil pudesse falar sobre essas contribuições, que irão para o documento-base que está sendo preparado para a Trilha Sherpa do G20. A trilha reúne grupos de trabalho que abordam temas interdisciplinares, como clima e agricultura.
Reunião preparatória para a COP com a sociedade civil – No dia 25 de outubro, a Coalizão participou de uma reunião no Itamaraty, que teve como foco promover um diálogo construtivo entre parlamentares, especialistas, representantes da sociedade civil e povos indígenas, promovendo a visão de perspectivas para a COP 28.
Encontro com vice-ministra da Alemanha – Carolle Alarcon, coordenadora de Advocacy da Coalizão, participou de um jantar na residência oficial da Embaixada da Alemanha em Brasília, no dia 26 de outubro, com a vice-ministra da Economia e Clima daquele país, Franziska Brantner. Também estiveram presentes representantes de outras organizações da sociedade civil, do setor privado e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na reunião, foram debatidos temas relacionados a comércio, cooperação econômica e questões ambientais entre Brasil e Alemanha.
Silvicultura de espécies nativas – Na conferência da IUFRO (União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal) para América Latina, realizada de 17 a 19 de outubro em Curitiba, Daniel Piotto, pesquisador da Universidade Federal do Sul da Bahia, apresentou o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas, lançado pela Coalizão em 2021, e o apoio recebido pela iniciativa este ano do Bezos Earth Fund. A doação contemplará uma série de ações, incluindo a implantação de dois sítios de pesquisa em áreas de parceiros do projeto.
Transição climática nas cadeias da carne e da soja – No dia 10 de novembro, o projeto Orbitas, do grupo Climate Advisers, promoveu um evento sobre riscos e oportunidades da transição climática para os setores de carne bovina e soja no Brasil. No encontro, Carolle Alarcon, coordenadora de Advocacy da Coalizão, apresentou o trabalho da Força-Tarefa Rastreabilidade e Transparência da rede.
Rastreabilidade da pecuária – Estratégias para agilizar a implementação da rastreabilidade no setor pecuário brasileiro foram o tema de evento realizado em Brasília, no dia 8 de novembro. Palestrantes de diversas áreas, incluindo Isabella Freire, colíder da FT Rastreabilidade e Transparência, e Carolle Alarcon, coordenadora de Advocacy da Coalizão, participaram do encontro. Os resultados incluíram estabelecer consenso sobre a necessidade de implantação urgente de uma solução de curto prazo baseada em GTA/CAR, ao mesmo tempo em que se trabalha em paralelo para um sistema de identificação individual de longo prazo.
AGENDA
Eventos da Coalizão na COP
Seminário Binacional Brasil-Alemanha: Lei Antidesmatamento da União Europeia
Data: 21 de novembro, das 10h30 às 12h
Local: online
Realização: Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha
Mais informações aqui
Webinar “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas – União”
Data: 12 de dezembro, das 14h30 às 16h30 (TBC)
Local: online
Realização: Diálogo Florestal, Observatório do Código Florestal e Coalizão Brasil
Assista aqui
4ª Reunião do GE em 2023
Data: 20 de dezembro, das 9h30 às 12h30
Local: São Paulo
2ª Plenária de 2023
Data: 20 de dezembro, das 13h30 às 17h
Local: Dengo Chocolates SA (Avenida Brigadeiro Faria Lima 196, Pinheiros, São Paulo)
Inscrições aqui
Assista aqui
ADESÕES À COALIZÃO