Nº 83
11/2023

Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar

Coalizão discutirá sistemas alimentares, rastreabilidade e restauração na COP 28

Movimento levantará debates em diversos eixos temáticos, refletindo sua multiplicidade

Foto: Flickr/ COP28UAE

A Coalizão Brasil estará novamente presente, neste ano, em uma Conferência do Clima. Na COP 28, em Dubai, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, o movimento organizará e participará de uma série de eventos, com o objetivo de conectar suas propostas para a agenda agroambiental do Brasil com a agenda climática internacional. Lideranças da Coalizão também acompanharão de perto as negociações e debates relacionados aos desafios brasileiros.

“Levantaremos discussões em diversos eixos temáticos.  Segurança alimentar é um dos que mais refletem a multiplicidade de nossa rede. Vamos nos envolver em debates sobre transição dos sistemas alimentares e rastreabilidade de commodities”, revela Laura Lamonica, gerente-executiva da rede.

A segurança alimentar é, para a Coalizão, um dos pilares para o desenvolvimento sustentável do país, ao lado do combate ao desmatamento e da geração de emprego e renda. Estes princípios foram defendidos na publicação “O Brasil que vem”, lançada pelo movimento durante a conferência climática do ano passado, que traz 33 propostas para implementação nos próximos anos.

“A COP segue sendo um dos mais relevantes espaços da geopolítica global para o debate e construção de propostas em prol da redução das emissões globais de gases estufa”, afirma José Carlos da Fonseca, cofacilitador da Coalizão. “Por isso, a Coalizão a está apresentando seu documento ‘O Brasil que Vem’, um compêndio com soluções relacionadas à conservação das florestas e à descarbonização da agropecuária” explica.

Outro tema relevante que será abordado pela Coalizão é o de florestas e bioeconomia. Assim, o movimento participará de um debate sobre restauração na Amazônia, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e de um painel sobre mecanismos de financiamento para restauração, organizado pela re.green.

Confira datas, horários (de Dubai) e locais dos eventos da Coalizão confirmados até o momento.  

Neste ano, haverá uma nova configuração para os eventos brasileiros na COP. Nas últimas conferências, os debates da sociedade civil e setor privado aconteciam principalmente no Brazil Climate Action Hub, espaço administrado por organizações da sociedade civil. Em Dubai, no entanto, os eventos devem se concentrar no Pavilhão Brasil, organizado pelos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

A curadoria no espaço brasileiro ficou sob responsabilidade do Comitê Técnico do Pavilhão Brasil na COP 28, formado por representantes do governo federal, governos subnacionais, setor privado e sociedade civil, entre eles as instituições que se envolveram no Brazil Climate Action Hub, como a Coalizão.

Leia também
Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.