Nº 66
05/2022

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Agenda ambiental ganha visibilidade em ano de eleições

A agenda ambiental ganha destaque e visibilidade crescentes conforme as eleições se aproximam. Por isso, um entendimento de seus temas mais urgentes se torna fundamental. A Coalizão Brasil deu início à elaboração de um relatório de prioridades a ser entregue aos candidatos das eleições de outubro. Os líderes dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa reuniram-se para estabelecer os critérios das escolhas a serem feitas.

Já é possível vislumbrar que a implementação do Código Florestal estará entre os pontos principais a serem considerados. A Lei 12.651 completa dez anos em maio, e neste boletim apresentamos um balanço e perspectivas sobre a legislação de membros do movimento, tanto do setor privado como da sociedade civil.

Também destacamos o início da atuação da Coalizão na agenda internacional e a menção ao movimento como o mais lembrado em temas indígenas pelo setor agropecuário, segundo um novo estudo dedicado à visão da sociedade sobre os povos originários.

E, no dia 8 de junho, teremos a primeira Plenária de 2022, de volta ao formato presencial. Aguardamos a presença de todos.

Boa leitura!

Reportagens
Informes
Evento sobre precificação do carbono – A Iniciativa Clima e Desenvolvimento promoveu uma roda de conversa sobre precificação do carbono no último dia 28. Com a participação de reguladores, agentes econômicos e atores da sociedade, o evento buscou avaliar como a agenda da precificação pode ser apoiada neste e no próximo ano. Um relatório está sendo preparado pelo Instituto Talanoa.

Reunião com Embaixada dos EUA – Representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) reuniram-se no último dia 27 com a coordenação executiva da Coalizão. Os membros do governo norte-americano pediram informações sobre a agenda de bioeconomia do movimento, lembrando que a estratégia climática delineada pela USAID, com metas para redução da emissão de gases de efeito estufa até 2030, conciliará soluções baseadas na natureza e engajamento do setor privado.

Artigo no PlenaMata – Marcello Brito, membro do Grupo Estratégico, assina novo artigo da Coalizão no portal, destacando que é preciso acelerar a implementação de regras socioambientais para crédito rural. Confira aqui.

Artigo na Globo Rural – Na coluna “Vozes do Agro”, Andreia Azevedo, do Instituto Igarapé, e Katerina Trostmann, do BNP Paribas, abordam o papel do financiamento privado para alavancar práticas sustentáveis no setor agropecuário. Leia aqui.

Contratação de consultoria – O WRI Brasil está contratando consultoria especializada para a Secretaria Executiva do Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR). Os candidatos deverão enviar propostas até amanhã (6/5). Veja o Termo de Referência aqui.

Agenda
• 2ª Reunião do Grupo Estratégico (GE)
7 de junho, das 10h00 às 13h00
Local: online

• 1ª Plenária da Coalizão
8 de junho, das 14h às 18h
Local: São Paulo e online
Inscrições aqui

• 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Integrar para Fortalecer
1º de agosto, das 9h às 18h
Realização: Abag
Participação: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel e online
Mais informações aqui

.

Adesão recentes à Coalizão

• Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento – LAPIG/UFG

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.