Nº 81
09/2023

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Coalizão debate na Climate Week o papel da natureza nos negócios

Foto: Brastok/Shutterstock

Coalizão Brasil promoverá, no dia 19 de setembro, em Nova York, o painel “Negócios para a Natureza”, que terá como pauta principal a restauração e, de forma mais ampla, as soluções baseadas na natureza. O evento, realizado em parceria com o Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a re.green, faz parte da Climate Week NY.

As atividades de restauração “geram emprego e renda e dão uma contribuição fundamental para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, avalia Renata Piazzon, cofacilitadora da Coalizão, que fará a abertura do evento.

Entre as oportunidades econômicas trazidas por uma relação mais harmoniosa com a conservação está o mercado de carbono, tema sobre o qual a Coalizão tem trabalhado, em especial por meio da Força-Tarefa Mercados de Carbono. No final de agosto, a pedido do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, ligado à Presidência da República, a Coalizão manifestou-se sobre o tema, destacando pontos relacionados ao uso da terra.

Neste boletim, apresentamos também dois importantes avanços do movimento. Tainah Godoy, secretária-executiva do Observatório da Restauração e Reflorestamento, faz um balanço dos resultados mapeados até agora pela plataforma e antecipa algumas articulações que têm sido realizadas para a atualização do site, prevista para março de 2024. Além disso, registramos a ampliação, por mais três anos, do GT Nativas, uma parceria entre a Coalizão e o governo do Espírito Santo para a implementação de um polo de silvicultura de espécies nativas naquele estado, uma iniciativa que pode ser replicada em outras unidades federativas.

Boa leitura!

Reportagens

Informes

  • Eventos na COP 28 – O governo federal abriu inscrições para a proposição de painéis a serem realizados no Pavilhão Brasil da COP 28, que ocorrerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai. As organizações interessadas devem preencher formulário disponível neste link até às 23h59 do dia 24 de setembro. As candidaturas serão avaliadas por coordenadores temáticos, que serão responsáveis pela curadoria das submissões.
  • Lançamento da consulta pública para o PPCerrado – Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da Abiec, representou a Coalizão no lançamento da consulta pública do novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), em Brasília, no dia 13 de setembro. Também esteve presente ao evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Sampaio, que é membro do GE e colíder da FT Rastreabilidade e Transparência da Coalizão, ressaltou que a produção de commodities deve ser fortemente encorajada a erradicar o desmatamento de sua cadeia produtiva e destacou a proposta da Coalizão de um marco legal sobre rastreabilidade e transparência para essas cadeias.
  • Reunião no SFB sobre concessões florestais – No dia 23 de agosto, membros da Coalizão se reuniram com autoridades do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para discutir a regulamentação da lei de concessões florestais. No encontro foi abordada, ainda, a necessidade de dar clareza à regulamentação da lei que permite créditos de carbono como objeto de concessão e serviços ambientais, visando evitar incertezas no mercado.
  • Reunião no SFB sobre CAR – Membros da Coalizão encontraram-se também com o diretor do SFB, Garo Batmanian, e Marcus Vinicius da Silva Alves, coordenador-geral de Gestão do Sicar. Entre os temas discutidos no encontro, realizado no dia 28 de agosto, destacam-se a governança do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a importância de uma atuação mais efetiva do SFB na relação com os estados.
  • Contratação de consultoria de relações governamentais – Após análise de 23 propostas recebidas, a Coalizão contratou a consultoria EGA Distrito para apoiar no direcionamento estratégico, monitoramento sistemático e apoio operacional das ações de advocacy e relações governamentais do movimento.
  • Artigo sobre concessões florestais – O texto, assinado por Daniel Bentes, diretor-executivo da Confloresta, publicado na revista Agroanalysis de agosto, aborda os principais pontos da nova Lei 14.590/2023, que trouxe novidades para o Marco Regulatório da Gestão de Florestas Públicas, e elenca outros avanços necessários para o sucesso dessa agenda no país. Leia aqui.

Agenda

  • Negócios para a Natureza (The Business Case for Nature) – Climate Week NY
    19 de setembro, das 8h às 10h30 (horário de Nova York); 9h às 11h30 (horário de Brasília)
    Local: Yale Club – 50 Vanderbilt Ave, Nova York
    Realização: Coalizão Brasil, re.green e CEBDS
    Saiba mais aqui
    Inscrições aqui
    Transmissão pelo YouTube da Coalizão
  • Bate-papo “Restauração Ecológica e Sistemas Agroflorestais” – Encontro da Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira
    20 de setembro, das 14h às 17h30
    Local: Sesc Registro – Sala de Múltiplo Uso 3
    Realização: Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira, em parceria com o Sesc Registro
    Participação: Coalizão Brasil
    Assista aqui

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.